FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2010
Campo Pequeno - Corrida de Homenagem ao Emigrante
2010-08-03

O mês de Agosto é por excelência o do breve regresso de milhares de emigrantes a Portugal para o matar saudades da família, dos amigos,...

O mês de Agosto é por excelência o do breve regresso de milhares de emigrantes a Portugal para o matar saudades da família, dos amigos, do sol, da praia e também das tradições que, apesar da distância, mantêm bem vivas nos seus corações.

Porque a corrida de toiros é uma das tradições mais firmes e arreigadas da diáspora portuguesa, a empresa do Campo Pequeno, indo ao encontro desse sentimento, instituiu a primeira corrida do mês de Agosto como uma Homenagem ao Emigrante.

Na corrida de quinta-feira, realça-se também a importância crescente que a mulher tem vindo a assumir no panorama tauromáquico português de há uma década a esta parte, com a presença no cartel das cavaleiras Ana Batista (a comemorar dez anos de alternativa) e da promissora praticante Isabel Ramos, que alternarão com o consagrado Joaquim Bastinhas e com Marcos Bastinhas, um jovem que em cada corrida conquista o seu espaço no panorama do toureio equestre.

As pegas estão a cargo de 3 três grupos de forcados: Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, Académicos de Elvas e Amadores do Redondo capitaneados, respectivamente por Pedro Garcia Acabado, Ivan Nabeiro e João Filipe Santos.

Serão lidados seis bonitos toiros da ganadaria de David Ribeiro Telles. Esta ganadaria tem antiguidade 9 de Maio de 1929, na Chamusca. Pasta na Herdade da Torrinha, procede das ganadarias Pinto Barreiros e António Silva, sendo o seu encaste actual Pinto Barreiros e Parladé (Domecq).

Touro Bravo, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios