FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Nova Zelândia: Associação amigos de Portugal reuniu mais de uma centena de portugueses
2010-07-13

Este ano mais uma vez, os "Amigos de Portugal Nova Zelandia Society Incorporated", o único grupo registado oficialmente que representa a comunidade portuguesa na Nova Zelândia, celebrou no dia 20 de Junho em Auckland, o dia nacional de Portugal, dia de Camões e das Comunidades. Estiveram presentes mais de cem pessoas, incluindo algumas que vieram de Wellington e que desta forma relembraram a sua língua e cultura neste país tão distante da nossa pátria... Claro que esta ocasião não podia deixar de ser celebrada sem a boa e típica gastronomia portuguesa que foi partilhada por todos os presentes neste grande almoço de convívio.
Foi com muito orgulho que pela terceira vez, este dia tão significativo na cultura portuguesa, tenha sido celebrado na Nova Zelândia e assim lembrando e mantendo a ligação à nossa Pátria...
É sempre muito importante para os portugueses e descendentes de portugueses terem um «forum» de convívio neste país distante de Portugal mas no qual a comunidade portuguesa é já reconhecida oficialmente.
Fomos também muito privilegiados com a presença de alguns dignatários do governo da Nova Zelândia, tendo como convidados de honra - o Presidente da Câmara de Auckland, o Presidente de um dos Concelhos Administrativos numa zona onde habitam muitos portugueses, e ainda a esposa do presidente que também faz parte deste concelho administrativo. Estes convidados nos seus discursos elogiaram o sucesso da nossa associação "amigos de Portugal na Nova Zelândia". Ficamos todos nós portugueses muito gratos ao Presidente do Concelho Administrativo, que foi a primeira entidade a aprovar apoio financeiro para a nossa associação há dois anos atrás.  Mais uma vez lamentamos não termos tido nenhuma representação oficial por parte do governo português nem sequer termos recebido nenhuma mensagem que evocasse este dia tão especial. Convidei o Cônsul Geral em Sydney que não aceitou o convite e o Cônsul Honorário de Auckland, que estava ocupado com outros assuntos, e também não pode estar presente nesta ocasião tão significativa para todos os portugueses que se celebrada uma vez por ano.
Durante o meu discurso mencionei ainda a mensagem geral do senhor Presidente da República,  Prof.  Dr. Cavaco Silva, dirigida a todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, assim como também a mensagem geral do senhor Secretário de Estado das comunidades Portuguesas.
Jenny Lawrence

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades