FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2010
O futebol português, o hoquei no gelo canadiano e os portugueses no Canadá - João Sardinha
2010-07-11

A auto-percepção e a manifestação de "ser português" de muitos emigrantes e luso-descendentes que vivem e/ou nasceram no estrangeiro mostra elementos semelhantes. Além da representação cultural através de ranchos de folclore em ocasiões especiais e das especialidades culináricas (p. ex. o altamente pedido bacalhau, o tradicional caldo verde, o internacionalmente reconhecido vinho do porto, a cerveja e o café), existe mais uma característica que tem um impacto ainda maior nas colectividades portuguesas: o futebol português.

A localidade específica das colectividades parece de não importar - seja na Alemanha, Andorra, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Luxemburgo, Moçambique ou Suíça - os jogos da liga portuguesa são perseguidos quase entusiasticamente em qualquer parte do mundo pelos seus compatriotas. O futebol parece ser uma forte conexão e base de informação entre o Portugal contemporâneo (igualmente às regiões de origem e à rede social deixada para trás): Enquanto a participação cívica nas eleições portuguesas atinge uma percentagem total minúscula (entre 5% a 8%) perante os emigrantes e o ensino de língua portuguesa se encontra cada vez mais diminuído (o que significa que os conhecimentos linguísticos dos luso - descendentes consequentemente também diminuarão cada vez mais), o interesse em campeonatos de futebol internacionais e nacionais continua omnipresente. Facilmente se poderá postular que o futebol português é mais importante do que o próprio património cultural e linguístico.

Desta hipótese nasce o projecto DIASBOLA (http://www.diasbola.com/), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS), que tem como objectivo estudar as ligações entre o futebol e a emigração portuguesa em oito diferentes países: Brasil, Moçambique, França, Alemanha, Suiça, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

Para além de se reunir diferentes abordagens na realização dos estudos relativos a estes países, no Canadá a abordagem escolhida junta os dois desportos nacionais de Portugal e do Canadá - futebol e hóquei no gelo, respectivamente - tendo como objectivo a análise de como estes dois passatempos desportivos se encaixam nas vidas dos emigrantes portugueses.

 Por detrás do sub-projecto canadiano, está o investigador luso-canadiano João Sardinha, do Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta que actualmente se encontra a recolher informação através de um questionário. Necessitando da ajuda dos portugueses e luso-descendentes no Canadá, deixamos aqui um pedido de colaboração com esta iniciativa, solicitando aos nossos leitores 10-15 minutos do seu tempo para o preenchimento do questionário.

 Para aceder à versão do questionário em inglês, pode clickar aqui:

https://docs.google.com/document/edit?id=186cVwOhjLQyf7N2EUYg2wgUPc5dKghRbbJ6XMWQNT80&hl=en&authkey=CLTJ4PkK#
e em português, aqui:
https://docs.google.com/document/edit?id=1G5LaBNj0o51IZMI6HBVGrS0In8r_FFsMPFW5FbyAB9c&hl=en&authkey=CKvy5P0P#

Basta fazer um 'download' (file, download as, word), preencher e enviar para João Sardinha (jmssardinha@gmail.com).

 A equipa DIABOLA agradece.



João Sardinha, doutorado em Estudos Migratórios pela University of Sussex no Reino Unido (2007), Mestre em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa (2002) e licenciado pela University of Northern British Columbia no Canadá (1996), é actualmente investigador senior no Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta desde 2009, tendo anteriormente realizado um pos-doutoramento na Universidade de Coimbra (2008-2009). No âmbito do seu trabalho no CEMRI, desenvolve projectos sobre o "regresso" dos filhos de emigrantes portugueses para Portugal com especial atenção dada aos descendentes oriundos do Canadá, Alemanha e França, com o apoio da International Council for Canadian Studies e a Embaixada do Canada em Lisboa, lidera o projecto: 'Identidade e Pertença: As vidas transnacionais de luso-descendentes no Canadá', e no âmbito do projecto DIASBOLA - Futebol e Migrações desenvolve um sub-projecto sobre o impacto que o futebol português e o hoquei no gelo canadiano tem sobre os portugueses no Canadá. Em 2009 publicou o livro 'Immigrant Associations, Integration and Identity: Angolan, Brazilian and Eastern European Communities in Portugal', publicado pela Amsterdam University Press, baseado na sua tese de doutoramento.

por: Irene Maria F. Blayer

RTP Açores, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios