FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Série de televisão: Portugueses pelo Mundo
2010-06-19
Abrimos as portas mais desconhecidas e alternativas de algumas cidade...Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo... Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo. São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal. Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. Portugueses pelo Mundo mistura um programa documental com um programa de viagens.

Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta. As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho. Alguns protagonistas serão mais exuberantes, outros mais ponderados; alguns estarão totalmente adaptados à nova realidade que lhes cabe viver, outros estarão a dar os primeiros passos. O único rasgo distintivo que se repetirá em todas as histórias e, por conseguinte, ao longo do programa e do ciclo, é que todas serão dinâmicas, ágeis e terão como cenário um país ou um lugar . Todos os "novos emigrantes" chegam aos países que os acolhem com grandes sonhos, olhando para o futuro mas também com um passado querido, repleto de recordações e de costumes. Têm bem enraizada a identidade de origem, mas não impõem limites à incorporação de novos hábitos. Em Portugueses pelo Mundo, iremos mostrar a realidade de aqueles que, pese embora a passagem dos anos e a distância que os separa da Pátria, continuam a manter alguns costumes portugueses, a comer os mesmos pratos e a dançar as mesmas danças. Ao mesmo tempo, haverá lugar para que os entrevistados mostrem, na primeira pessoa, os costumes do lugar visitado, em muitos casos curiosos ou ousados, alguns inimagináveis para a mente ocidental ou, simplesmente, portuguesa. Partilhar um passeio por um mercado cheio de gente e produtos; praticar um ritual pagão rodeado de pessoas pouco amigáveis; assistir a um casamento onde os noivos não se conhecem um ao outro; provar e comer um estranho prato típico com ingredientes que nunca pensámos que poderíamos vir a comer, são apenas algumas das múltiplas e variadas situações que irão suceder-se em cada uma das emissões. Assim, os nossos protagonistas serão sempre os melhores guias para conhecer a vida quotidiana do lugar onde estamos. Desta forma, sem perder de vista o entretenimento, fomentamos a integração entre culturas e indivíduos, mostrando as diferenças sempre numa óptica de respeito pelas diversidades de cada um dos povos e suas culturas.

Produção Geral Diego Guebel

Produção Executiva Edi Walter

Direcção De Produção Rui Ávila

Conteúdos Ricardo Pichetto

Coordenação De Produção Vitor Jesus

Produção De Conteúdos Bruno Garcia Miguel Rocha

Pesquisa De Conteúdos Gustavo Arouca Nuno Caniços Patricia Maldonado Vasco Esteves

Secretária De Produção Ana Rita Clemente

Coordenação Técnica Nuno Van Grichen

Repórteres De Imagem Paulo Rosa Ricardo Figueiredo Rui Cortez

Edição Cláudia Bravo Miguel Escaleira Vitor Guerreiro

Sonorização Carlos Cabaça

Pós-Produção Daniel Sardo

Estagiário Edição Tiago Fernandes

Administração Julián Martínez Javier De La Torre Jorge Molleda

Planificação e Logística Javier Moldavsky

 

 

RTP1 > 19-06-2010 | 21:00 | Episódio 1 de 8 SIDNEY

Sidney é considerada, por muitos, uma cidade global que reflecte o seu papel como um dos mais importantes destinos imigratório da Austrália.

Do outro lado do Mundo, vamos descobrir uma cidade com um estilo de vida agradável, onde a natureza está sempre presente nas actividades diárias dos seus habitantes.

Roland Martins, tem 29 anos, é engenheiro informático e está há três anos em Sidney. Com ele vamos passear de ferry, apreciando as vistas da cidade, até Manly onde nos espera um mergulho com tubarões! Cátia Davim partiu de Lisboa há cinco anos para estudar em Sidney e por lá ficou. Agora trabalha numa das maiores empresas de consultoria do mundo como consultora de gestão. Cátia leva-nos até ao Fishmarket, um dos maiores mercados de Sidney, onde vamos ver variadas espécies de peixes e mariscos, incluindo um atum de grandes dimensões. A Filipa Ferreira, de 36 anos, veio de Coimbra há onze anos e já está totalmente inserida no estilo de vida australiano. Actualmente é directora de duas empresas. Vamos com a família da Filipa até ao Jardim Zoológico onde podemos ver os animais típicos da Austrália, como o Diabo da Tasmânia, o canguru, o Kuala, entre outros. Pedro Santos, consultor de informática, guia-nos por Surry Hills, um dos bairros mais famosos de Sidney, onde vive há quase dois anos. Com ele vamos surfar até à praia de Bondi Beach e terminar a noite na agitação de Kings Cross. O gestor de clientes, Renato Semedo veio de Oeiras e está há dois anos na Austrália. Começamos o dia no Bootcamp, um treino militar adaptado a civis, que vai abrir o apetite para desfrutarmos um típico barbecue multicultural.

 RTP, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades