FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Emigrantes "são uma retaguarda importante em tempo de crise"
2010-06-13
A comunidade portuguesa em França “é importante em tempos de crise” não apenas pelas transferências financeiras mas pela promoção dos produtos portugueses, afirmou hoje o secretário de estado do Comércio à Lusa.

"É importante em situação de crise termos aqui uma retaguarda que promove Portugal e que dignifique aqui o que fazemos no nosso país. Estes promotores são essenciais para a nossa inserção nos mercados internacionais", salientou Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Fernando Serrasqueiro falava à Lusa durante a festa anual da Rádio Alfa, em Créteil, na periferia de Paris, onde aquele membro do Governo deixou uma mensagem de agradecimento aos emigrantes portugueses em França.

"Os emigrantes têm peso nas transferências mas sobretudo esperamos que tenham um papel para que os produtos portugueses sejam mais conhecidos, naquilo em que somos bons", acrescentou Fernando Serrasqueiro à Lusa.

"Hoje, Portugal já não se apresenta na cena internacional como um país pequeno, menor e pobre mas também com algumas singularidades que o distinguem na cena mundial", sublinhou o secretário de estado.

"A comunidade portuguesa está bem inserida e conseguiu distinguir no seu seio alguns membros que se notabilizaram na economia, cultura e política. Estamos muito gratos pelo que aqui fizeram, porque não o fizeram apenas pela França, fizeram-no também por Portugal", acrescentou.

Fernando Serrasqueiro, que este ano representou o Governo nas comemorações do Dia de Portugal em Paris, encontrou-se na sexta-feira com elementos da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.

"Portugal aprendeu muitos com os franceses, que fizeram chegar inovações ao mercado português através dos nossos emigrantes, mas nós também estamos em condições hoje, em algumas áreas e fileiras, de transmitir conhecimentos que podem ser úteis ao mercado francês", explicou Fernando Serrasqueiro sobre o encontro.

Quero pedir a esta comunidade que gosta muito de Portugal que tenha aqui um papel de promotor, para que em França se fique com uma ideia do que é o Portugal moderno", afirmou.

A Festa dos Santos Populares organizada anualmente pela Rádio Alfa no parque de Créteil é "a maior festa da emigração portuguesa na Europa", nas palavras do principal responsável da iniciativa, Armand Lopes, fundador e presidente da estação portuguesa.

"Mais de 500 pessoas trabalham benevolamente para que a festa seja possível e para que os emigrantes tenham um cheirinho das festas que os esperam em Portugal nas férias que aí vêm", resumiu Armando Lopes.

A festa de 2011 da Rádio Alfa foi marcada hoje mesmo para 19 de Junho, disse Armand Lopes à Lusa.

Público, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades