FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Venezuela: Governo venezuelano sensibilizado para as preocupações da comunidade - Costa Pina
2010-06-11
O Governo venezuelano está sensibilizado para as preocupações da comunidade portuguesa sobre expropriações de propriedades e sobre o futuro das suas atividades comerciais, disse o secretário de Estado do Tesouro e Finanças de Portugal, Costa Pina.

"É uma questão relativamente à qual encontrámos também abertura e sensibilidade do Governo da Venezuela relativamente a essas mesmas preocupações", disse.

Costa Pina falava à Agência Lusa no âmbito de uma visita a Caracas por ocasião do Dia de Portugal, durante a qual manteve vários contactos com representantes do Governo venezuelano.

"É evidente que no âmbito daquilo que é o programa político da Venezuela, cabe ao Governo e ao Estado tomar as suas decisões, mas encontrámos, neste contexto uma particular sensibilidade relativamente àquilo que é também a situação e aspreocupações da parte da

comunidade luso-venezuelana, que tem sido muito acarinhada e é vista com grande reconhecimento e consideração da parte das autoridades da Venezuela", disse.

"É precisamente no domínio dos investimentos, das parcerias conjuntas entre empresas portuguesas e venezuelanas, quer na economia venezuelana, quer também -porque entendemos que estas relações devem ser recíprocas -, em Portugal, a melhor maneira de preservar aquilo que são também os interesses no domínio económico dos empresários de origem portuguesa que estão presentes neste mercado", acrescentou Costa Pina.

Nas últimas semanas, a comunidade portuguesa tem-se manifestado apreensiva com algumas medidas de expropriações e ocupação de empresas ativas, algumas delas de portugueses, temendo pelo futuro dos seus negócios.

Correio do Minho, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades