FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Homenagens marcam Dia de Portugal no CE
2010-06-11
O prêmio foi entregue, ontem, em solenidade na sede da Beneficência Portuguesa, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Como parte das comemorações pelo Dia de Portugal, celebrado ontem, em todo o mundo - em Portugal, foi feriado nacional -, o empresário e escritor João de Pinho Neto Brandão e o comendador Armando da Silva Martins foram agraciados com o troféu "Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa" de honra ao mérito pelos trabalhos desempenhados como representantes da cultura portuguesa no Ceará. O evento foi realizado na sede social da Beneficência Portuguesa, na Praia do Futuro.

De acordo com o vice-cônsul de Portugal no Ceará, Francisco Neto da Silveira, a iniciativa teve como objetivo principal reconhecer a contribuição de portugueses que se radicaram no Estado para a promoção da integração entre as culturas. "Trata-se de um importante troféu de valorização e memória", afirmou o vice-cônsul.

Conforme Francisco Silveira, a escolha dos homenageados é feita por meio de votação entre representantes do vice-consulado de Portugal em Fortaleza, da Sociedade Beneficente Portuguesa, do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, da Câmara Brasil-Portugal no Ceará e da Academia do Bacalhau. Entre os critérios adotados, as exigências de promover a cultura portuguesa no Brasil e não ocupar nenhum cargo público.

João de Pinho Neto Brandão chegou ao Brasil em 1936. Atuou em diversos ramos, como alimentício, imobiliário e hotelaria. Escreveu dois livros. Armando da Silva Martins chegou a Fortaleza em 1947. Foi técnico de registro do comércio da Junta Comercial do Ceará e atuou como assessor do Governo do Estado em várias gestões.

Ainda dentro das festividades, no próximo dia 17, às 18h30, ocorrerá uma "Missa em Ação de Graças pelo Dia da Consciência e da Comunidade Portuguesa", na Igreja das Irmãs Missionárias.

Diário do Nordeste, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades