FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Evento em Salvador comemora o 10 de Junho - Dia Nacional de Portugal
2010-06-09

Para o evento foram convidadas diversas autoridades e membros da comunidade portuguesa e luso-brasileira.

 

Da Redação

Salvador - O Consulado Geral de Portugal na Bahia, a Câmara Portuguesa de Comércio Brasil-Portugal e diversas instituições ligadas à comunidade luso-brasileira e portuguesa radicada no estado promovem, na próxima quinta-feira - 10 de Junho, um encontro para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O encontro, no Pestana Bahia Lodge, em Salvador, será aberto com uma intervenção do cônsul-geral de Portugal na cidade, João Sabido Costa, que abordará as relações políticas, econômicas e culturais entre o Brasil e Portugal.

Para o evento foram convidadas diversas autoridades e membros da comunidade portuguesa, entre eles o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Bahia, José Castelo Branco, diretor-geral do grupo Lena; Manuel Bernardino, presidente do Gabinete Português de Leitura; Marcelino Castro de Azevedo Cruz, presidente do Conselho da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 16 de setembro; João Valente, da Durit Brasil; e Pedro Manuel Pires Dias, da Reta Atlântico Brasil Investimentos Imobiliários.

Citado em comunicado divulgado pela Câmara de Comércio da Bahia, o cônsul-geral de Portugal destaca a importância dos investimentos portugueses no estado. "No que respeita aos investimentos portugueses na Bahia, é importante que estes sejam bem enquadrados desde o início e correspondam a uma verdadeira vantagem para todas as partes envolvidas, o que implica uma boa cooperação com as autoridades locais responsáveis, assim como uma atividade de apoio de entidades como o Consulado ou a Câmara Portuguesa de Comércio, entre outras", diz o diplomata.

Numa alusão aos mais recentes investimentos lusos na Bahia, João Sabido Costa refere a inauguração, pelo governador Jaques Wagner, de uma unidade industrial da empresa portuguesa "Sicor Indústria de Cordoaria S/A" em Riachão do Jacuípe, na Bahia. "Trata-se de um projeto envolvendo o governo do Estado, o município e o grupo português que, para além de criar empregos na região, visa revitalizar a produção relacionada com o sisal numa zona que já foi um dos principais produtores baianos nesse campo", saliente o cônsul-geral de Portugal.

Após a cerimônia de abertura, comemorativa do 10 de Junho, o Dia Nacional de Portugal será lembrado com um coquetel oferecido pelas entidades organizadoras.

Portugal Digital, aqui.

 

 

 

 

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades