FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Encontro sobre empreendedorismo reúne em Lisboa empresários das comunidades
2010-05-31

No próximo dia 8 de Junho, o Museu do Oriente, em Lisboa, vai acolher o Encontro «Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa». O evento que tem início às 10 horas, vai ser encerrado pelo Presidente da República, que ira entregar o Prémio «Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa» ao vencedor deste ano.
De acordo com uma informação da Cotec, organzadora do encontro, este "constitui uma oportunidade de reforço da ligação entre os vários candidatos, oriundos de diferentes pontos do globo com outros participantes de empresas associadas e da Rede PME (Pequenas e Médias Empresas) Inovação da Cotec Portugal".
O evento enquadra dois painéis de debate - nomeadamente o papel da Diáspora na internacionalização e o empreendedorismo social - com a participação de empreendedores portugueses residentes no exterior. Ao longo do evento irão existir momentos de encontros entre os candidatos ao Prémio e as Empresas Associadas e da Rede PME Inovação.
O encontro encerra com a entrega do terceiro Prémio «Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa». Lançado em 2008 pela Cotec Portugal, o Prémio recebeu nas três edições, candidaturas de sectores de actividade diversos - como a restauração e o turismo, o meio empresarial e financeiro, a investigação científica, o sector agrícola, a construção civil, o desporto, a moda e o associativismo. Em comum, os candidatos têm o facto de serem portugueses que se destacaram nos respectivos países de acolhimento, pelo seu papel empreendedor e inovador. Cidadãos que "têm alargado a grandeza do nome de Portugal por toda a parte", como destacou o Presidente da República na discurso que proferiu na cerimónia de entrega de um Prémio em 2009 e ao qual concedeu desde a primeira edição, o seu Alto Patrocínio.
No ano passado, o galardão recebeu 67 candidaturas de países dos cinco continentes e foi entregue a Manuel Eduardo Vieira, de 63 anos, residente nos Estados Unidos, e Paulo Taylor de Carvalho, 32 anos, a residir na Holanda.
A.G.P.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades