FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Venezuela: Luis Amado sublinha potencial da comunidade para consolidação das relações económicas
2010-05-24

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, defendeu em Caracas a consolidação de "uma base mais forte de relacionamento" entre Portugal e a Venezuela aproveitando o potencial da comunidade lusa local.
"Num mundo em que a economia é cada vez mais determinante no bem-estar e na relação entre os povos, é absolutamente indispensável que entre Portugal e a Venezuela se consolide uma base mais forte de relacionamento do ponto de vista comercial e económico", Luís Amado, citado pela Agência Lusa
Luís Amado falava para várias centenas de portugueses, no Centro Português de Caracas, durante o IX Encontro de Gerações, uma iniciativa do jornal de expressão portuguesa Correio da Venezuela, do Diário de Notícias do Funchal e do banco Banif, que decorreu no dia 22 deste mês, em Caracas.
"Aproveitemos esta circunstância histórica e esta oportunidade para consolidar uma relação política, diplomática e económica à altura do extraordinário potencial que representa esta extraordinária comunidade portuguesa que temos na Venezuela", frisou.
Por outro lado, sublinhou que nos últimos três anos Portugal intensificou "muitíssimo as relações com a Venezuela, sem nenhum preconceito ideológico ou político". "Pelo contrário reconhecemos que há aqui um caminho a desenvolver ao longo das próximas décadas", acrescentou.
"A nossa presença cultural e humana em muitos dos países desta região e a criatividade política que a América Latina vem revelando no sentido de se adaptar a um mundo em rápida mudança, são do nosso ponto de vista elementos fundamentais para que olhemos para esta região e olhemos em particular também para este país com outros objectivos e com outro horizontes de relacionamento", frisou.
Segundo Luís Amado é também o momento para que "a Venezuela, na América Latina, seja também uma referência fundamental para a expansão dos nossos (portugueses) interesses, da nossa influência, da nossa cultura e da nossa língua".

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades