FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Governo dá bilhetes para emigrantes idosos reverem Portugal
2010-05-07
África do Sul e Argentina são os países contemplados com mais passagens de avião

O Governo vai atribuir, este ano, 40 bilhetes de avião para emigrantes idosos visitarem Portugal, no âmbito da iniciativa «Portugal no Coração», sendo a África do Sul e a Argentina os países contemplados com mais passagens, noticia a Lusa.

«O Portugal no Coração, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, promove duas edições por ano e reserva 20 bilhetes para cada uma delas», referiu fonte da Direcção de Serviços de Emigração, órgão da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Este ano, as edições do Portugal no Coração acontecem em Maio e Outubro.

De acordo com a mesma fonte, a «África do Sul e Argentina são os países contemplados com mais bilhetes de avião, seis para cada, na primeira edição do ano».

Os emigrantes escolhidos devem ter mais de 65 anos, ter carências económicas, não ter visitado Portugal nos últimos 20 anos e morar fora da Europa.

«As candidaturas são recolhidas pelo consulado da área de residência do candidato, é realizada uma entrevista e posteriormente as candidaturas são enviadas para Portugal, onde é nomeado um júri que selecciona os vencedores», explicou.

Augusta Ferreira Leitão, de 70 anos, e que vive na África do Sul, vai finalmente rever a ilha da Madeira, onde nasceu e que não visita há 41 anos.

Esta semana, outros cinco idosos portugueses receberam as passagens aéreas das mãos do cônsul geral de Portugal em Joanesburgo, Carlos Marques.

«Tenho o maior prazer em vos proporcionar esta oportunidade de voltarem às vossas terras de origem, por cortesia da Secretaria de Estado das Comunidades», referiu o cônsul, no acto de entrega dos bilhetes.

Da Venezuela, foram seleccionados três idosos, dois naturais da Madeira e um de Gondomar.

De acordo com a consulesa geral de Portugal em Caracas, Isabel Brilhante Pedrosa, o Portugal no Coração «é um dos programas com maior impacto e que causa maior satisfação», porque se dá «esta oportunidade a portugueses que já não visitam Portugal há mais de 20 anos».

IOL Diário, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios