FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Governo civil quer ligar idosos aos filhos emigrados na Europa
2010-04-28

O governador civil de Braga anunciou ontem o propósito de alargar à escala europeia o uso gratuito dos telemóveis que estão a ser entregues aos idosos do distrito.

A revelação foi feita no âmbito da cerimónia da entrega de novos 386 aparelhos a beneficiários do Complemento Solidário para Idosos. O objectivo é contribuir para um maior relacionamento entre os idosos os seus familiares emigrados no espaço europeu.

«Estamos, neste momento, em negociações com a Secretaria de Estado da Emigração para abrir uma nova via de contacto entre os nossos idosos e os seus familiares que estão a trabalhar nos diversos países da União Europeia», disse Fernando Moniz, precisando que o propósito de alargar o uso gratuito dos telemóveis que integram rede Iniciativa Segurança em Idade Maior (ISIM) se deve ao facto de o distrito de Braga ser uma das regiões com uma alta taxa de emigração.

O governador civil Fernando Moniz falava na cerimónia da entregue de 386 novos telemóveis a igual número de idosos do concelho de Barcelos, que ontem decorreu no pavilhão municipal barcelense. A sessão ficou também marcada pelo comprometimento da Câmara Municipal de Barcelos e do comando distrital da PSP de Braga com uma iniciativa que ambas as instituições classificaram de «excelente», foi aproveitada por Fernando Moniz para apontar os objectivos de médio prazo do programa que visa a criação social alargada de combate ao isolamento.

Diário do Minho, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades