FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Lançado livro sobre emigração caldense nos Estados Unidos
2010-03-17

No passado dia 27 realizou-se em Newark, nos EUA, o pré-lançamento do livro "A 17ª Freguesia", da Associação Regional Caldense e da autoria de João Carlos Costa. Na mesma altura foi ainda apresentado o sítio www.arcaldense.com.

São trabalhos inéditos que abordam a emigração das Caldas da Rainha (e não só) em busca do sonho americano, sendo a cidade de Newark, onde se concentra grande parte da comunidade caldense ali radicada, considerada a "17ª freguesia".

 "Partiram com a ânsia de chegar longe, norteados pelo mesmo impulso temerário que havia levado, séculos antes, os seus antepassados, "heróis do mar", a dar "mundos ao Mundo". Para trás tiveram de deixar a família, os amigos, a casa, a terra. Consigo levaram, muitas vezes, um saco com pouco mais de nada e a esperança de encontrar no "Mundo Novo" a liberdade de sonhar e a oportunidade de concretizar. Enfrentaram o desconhecido, viveram a dureza da adaptação, experimentaram a saudade. E foi a saudade que transformaram num instrumento de intervenção político-cultural que deu origem, ali na terra do Tio Sam, a colectividades de todos os lugares e mais algum. Assim nasceu a Associação Regional Caldense", descreve João Carlos Costa.

"Hoje, este movimento conta com histórias que se misturam com a realidade de quem "está cá" e de quem "está lá". A par de uma destacada acção cultural, esta associação tem desenvolvido iniciativas sociais bastante meritórias", indica.

"Alguém disse um dia que "quem inventou a distância, esqueceu-se que existe a saudade" e não se enganou. Com o propósito de "matar saudades", os caldenses aproximaram as Caldas da Rainha, da América e deram vida a uma associação dinâmica e empreendedora", escreve o autor.

"Empurrados pela saudade, esse sentimento que corrói a alma, catalisaram energias e com o esforço próprio de quem está habituado à aventura, "os caldenses d'América" conquistaram com mérito reconhecido para a sua associação, o título de 17ª sétima do concelho das Caldas da Rainha - um lugar que só existe na terra onde os sonhos se tornam realidade. Não foram só as Caldas da Rainha que ficaram a ganhar, foi Portugal, fomos todos nós", manifesta.

Jornal das Caldas online, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios