FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Apoio ao associativismo e comunicação social no estrangeiro vão ser debatidos hoje no Parlamento
2010-03-17

O apoio ao associativismo e à comunicação social em língua portuguesa no estrangeiro são temas de projetos a debater, hoje, no Parlamento, com objetivo de aproximar as comunidades de Portugal.

"Este pacote de iniciativas legislativas tem como objetivo criar alguns instrumentos de natureza legislativa que permitam uma maior aproximação dos portugueses em Portugal às comunidades no estrangeiro", disse à Lusa, à margem da reunião de hoje da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, o deputado do PSD pela Emigração pelo círculo fora da Europa, José Cesário.

O partido Social-Democrata (PSD), o Partido Popular (CDS-PP) e o Partido Comunista Português (PCP) irão apresentar projetos de lei e projetos de resolução, no total de dez, para debate no Parlamento referentes às comunidades portuguesas no exterior.

Segundo José Cesário, "o associativismo português no estrangeiro "é absolutamente vital no contexto da vida das nossas associações e até do enquadramento dos novos emigrantes portugueses.

Para o deputado João Soeiro (PCP), "apoiar o associativismo das nossas comunidades é um passo importante, porque estas têm desenvolvido um trabalho, que todos reconhecemos como meritório, que ultrapassa muitas vezes outros tipos de intervenção".

Sobre o apoio à comunicação social em língua portuguesa no estrangeiro, José Cesário coloca que "está em causa o papel extraordinário que estas televisões, rádios e imprensa escrita podem ter na aproximação das comunidades portuguesas no exterior com tudo aquilo que existe em Portugal, até o fomento das nossas economias locais no exterior".

Esta também é uma preocupação do CDS-PP, segundo o deputado José Ribeiro e Castro - presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas - também "irá apresentar um projeto de lei sobre o apoio à comunicação social em língua portuguesa no estrangeiro."

Os projetos que serão apresentados já estiveram em avaliação no plenário outras vezes, sendo esta a terceira vez que passam pela avaliação do Parlamento.

Jornal i, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades