FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
CONTACTO festeja 40° aniversário no Festival das Migrações, 20 de Março, às 19h
2010-03-11

A cerimónia oficial do 40° aniversário do jornal CONTACTO vai acontecer durante o 27° Festival das Migrações, das Culturas e da Cidadania, no sábado, 20 de Março, às 19h, no palco principal.

Este ano, a presença do CONTACTO não se limita ao nosso habitual stand. Prometemos e estamos a cumprir: assinalámos os 40 anos de existência do nosso jornal em Janeiro com a edição de um suplemento especial aniversário na edição do dia 20 desse mês, porque o periódico foi precisamente fundado em Janeiro de 1970, no seio da associação Amizades Portugal-Luxemburgo (APL), sob a iniciativa de Carlos de Pina e Lucien Huss. Nesse suplemento, prometemos que iríamos celebrar este aniversário durante todo o ano e é o que estamos a fazer.

Guardámos a cerimónia oficial para um dos eventos anuais que consideramos incontornáveis no calendário do Luxemburgo: o Festival das Migrações. Que melhor oportunidade para encontrarmos, convivermos e festejarmos com os nossos leitores o 40° aniversário do nosso jornal do que esta manifestação intercultural dedicada às culturas e ao movimento associativo dos estrangeiros que vivem no Luxemburgo e do qual os portugueses e as restantes comunidades lusófonas constituem uma parte importante?

Na presença de algumas individualidades e convidados, dos membros da nossa redacção e da nossa vasta equipa de correspondentes, vamos assinalar este jubileu com uma cerimónia no palco principal do festival e com um bolo gigante para 300 pessoas.

CONCURSO 40 anos - 40 viagens

Outras das surpresas que temos no Festival das Migrações deste ano, no âmbito do nosso aniversário, é um grande concurso no qual os leitores se habilitam a ganhar 40 viagens de avião ida/volta para o Porto, numa iniciativa em parceria com a Luxair.

Para participar, basta preencher o cupão do concurso e depositá-lo na urna que vai estar instalada durante três dias no nosso stand no festival. Pode encontrar o cupão de participação nesta edição do jornal ou no nosso stand.

O aniversário é nosso, as prendas são para os nossos leitores.

JORNAL CONTACTO CONFERÊNCIA SOBRE A IMIGRAÇÃO PORTUGUESA

Ao longo de 40 anos, o CONTACTO foi não só o observador da realidade lusófona no Grão-Ducado como "toda a crónica da imigração portuguesa", para citar o padre Belmiro Narino, em entrevista na nossa edição de 20 de Janeiro. Mas hoje, queremos assumir-nos, cada vez mais, também como protagonistas da comunidade, fazendo avançar, por exemplo, a reflexão e o debate sobre esta.

Um dos aspectos que permanece ainda relativamente pouco estudado é o da história da imigração portuguesa no Luxemburgo, apesar de esta ter já quase meio-século.

Nesse sentido, decidimos contribuir directamente para a organização da edição deste ano do Festival das Migrações com uma conferência sobre a história da imigração lusa no Grão-Ducado. Intitulada "Les Portugais au Luxembourg - histoire et mémoire: de l'époque moderne à l'époque contemporaine", a palestra (em língua francesa), proferida por António de Vasconcelos Nogueira, é aberta ao público e tem lugar no Kirchberg, na Luxexpo, no hall 1 (sala em frente à entrada principal), no sábado, 20 de Março, às 15h30.

Após a conferência, António de Vasconcelos Nogueira vai estar disponível para uma sessão de perguntas/respostas com o público.

O conferencista tem um doutoramento em Filosofia e um pós-doutoramento em História Económica pela Universidade de Aveiro, e é especializado na vertente de Estudos Judaicos, diáspora e migração portuguesa.

António de Vasconcelos Nogueira é ainda colaborador do CONTACTO desde Janeiro, assinando a crónica quinzenal "Por outros Caminhos - Encontros com a História", em que "viaja" pelos caminhos e as relações históricas existentes há séculos entre o Luxemburgo e Portugal, mas na qual também pretende historiar a imigração lusa para o Grão-Ducado.

Por tudo isto, convidamos os nosso assinantes e leitores a virem festejar connosco o 40° aniversário do jornal CONTACTO, durante o próximo Festival das Migrações.

José Luís Correia
Chefe de Redacção

Contacto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades