FR

Link para inquéritoO regresso como emigração: o caso dos jovens adultos portugueses

Início / Recursos / Recortes de imprensa 2010
Secretário de Estado parte quarta-feira para Austrália
2010-03-09

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, parte quarta feira para uma visita de seis dias à Austrália, onde tem agendados encontros com as autoridades australianas e com a comunidade portuguesa residente no país.

Em declarações hoje à Lusa à margem da II Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, António Braga referiu que o objetivo da visita é "em primeiro lugar, um programa intenso de contactos bilaterais e encontros com a comunidade portuguesa".

"É uma comunidade com representação significativa e que já há muito tempo não recebe a visita de um membro do Governo, designadamente do responsável pela área das Comunidades", disse.

"Nesse contexto, as relações entre Portugal e Austrália têm sido muito desenvolvidas, designadamente através da própria comunidade portuguesa lá inserida".

No contexto dos encontros que vai manter com os empresários portugueses da diáspora, Braga disse que vai tentar divulgar e difundir o programa NetInvest, que o Governo português está a lançar.

"Pela primeira vez, há uma política pública dirigida aos empresários da diáspora cujo objetivo central é, por um lado, cooperar na ajuda à internacionalização com as empresas portuguesas e, por outro lado, também atrair investimentos para Portugal, uma vez que Portugal é hoje também um país atrativo com novas oportunidades no contexto do investimento", disse.

Sobre a comunidade portuguesa na Austrália, o governante referiu que tem "uma tradição de excelente relacionamento com as outras comunidades, como aliás é apanágio da cultura portuguesa em geral", destacando que "tem desenvolvido algumas formas de integração muito peculiares, designadamente em áreas de negócio muito específicas".

António Braga inicia aquela que é a sua primeira visita à Austrália em Sidney, no sábado, com um passeio a pé pelo Bairro Português de Petersham.

No mesmo dia, visita o Museu Etnográfico Português, onde vai ter um encontro com professores, e vai entregar um subsídio de 65 mil euros ao lar de terceira idade AgedCare, propriedade de portugueses.

"Este subsídio insere-se na política do Governo, que tem privilegiado o apoio a associações que tenham essa finalidade", disse fonte do gabinete de António Braga.

No domingo, o secretário de Estado tem um encontro com o presidente da Câmara de Marrickville, Sam Iskandar, e com empresários portugueses.

Na segunda feira, o secretário de Estado vai para Camberra, onde tem agendada uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Stephen Smith, com o ministro da Imigração e Cidadania, Senador Chris Evans, e com o presidente (Darren Cheeseman) e membros do grupo parlamentar de amizade Austrália-Portugal, partindo depois para Melbourne.

No dia seguinte, o governante tem um encontro com o Governador do estado de Victoria e uma visita à empresa "Casa Ibérica", dirigida por um português.

Na quarta feira, António Braga vai estar em Perth, onde se encontra ministro da Cidadania e Multiculturalismo do Governo da Austrália Ocidental, John Castrilli, e com o ‘mayor' de Fremantle, Brad Pettitt.

O secretário de Estado vai ainda visitar o consulado de Portugal, o Clube Português e o Museu de Fremantle.

Jornal i, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios