FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Presidente da República inicia hoje visita a Barcelona e Andorra
2010-03-04
A visita que o Presidente da República inicia hoje prolonga-se até ao final da manhã do dia 7 e tem nos encontros com as comunidades portuguesas em Barcelona e Andorra a participação no Fórum Ibérico, dois dos seus momentos altos.

Cavaco Silva chega a Barcelona, capital da Comunidade Autónoma da Catalunha, ao final da tarde e inicia uma agenda cheia com uma audiência com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação espanhol, Miguel Ángel Moratinos.

O ponto seguinte na agenda do Presidente inclui a entrega de uma condecoração ao cineasta português José Maria Nunes, um dos fundadores da Escola de Cinema de Barcelona e residente naquela cidade há mais de 40 anos. No final da tarde, o Chefe de Estado tem o primeiro encontro da viagem com emigrantes, ao oferecer uma recepção a cerca de 300 membros da comunidade portuguesa da Catalunha. Os portugueses que residem nessa região formam a segunda maior comunidade lusa em Espanha.

Um jantar de gala oferecido pelo presidente da Generalitat da Catalunha, José Montilla, a inauguração da nova sede do Bankprime, instituição da qual o Banco Banif é o principal accionista, e uma visita ao Parque de Investigação Biomédica, que inclui um encontro com alguns dos investigadores portugueses que ali trabalham, são outros dos pontos da agenda de Cavaco Silva em Barcelona.

 

49 empresas portuguesas na Catalunha

 

Mas um dos pontos altos desta visita terá lugar no dia 5, com a participação no primeiro Fórum Ibérico de Barcelona, no qual será o convidado de honra. Iniciativa conjunta da Câmara de Comércio de Barcelona, do Governo de Portugal através do Consulado-Geral em Barcelona, e da Generalitat da Catalunha, o Fórum Ibérico de Barcelona pretende ser uma plataforma empresarial luso-espanhola para a promoção do debate e da cooperação entre os dois países. «O Mercado Ibérico da Energia» é o tema desta primeira edição do Fórum, que no próximo ano deverá ser dedicado à cooperação na área biomédica.

A iniciativa conta já com 350 participantes, dos quais 80 são empresas portuguesas, algumas delas radicadas na Catalunha, revelou fonte da Presidência da República. Segundo a mesma fonte, o Chefe de Estado português considera esta iniciativa "muito importante" no relacionamento com a Catalunha, já que é "uma plataforma de diálogo" que irá facilitar as relações e a constituição de parcerias entre empresários de Portugal e Espanha.

Barcelona é a capital de uma comunidade autónoma onde residem mais de sete milhões de pessoas e que representa 18,5 por cento do Produto Interno Bruto de Espanha. Uma região considerada a maior economia do país vizinho, mas onde Portugal ainda tem uma quota de mercado de exportações muito reduzida: apenas 1,8 por cento. Este é um cenário pouco favorável ao país - que importa da Catalunha muito mais do que exporta - mas Cavaco Silva pretende sublinhar com a participação no Fórum Ibérico, que Portugal quer ser mais «ambicioso» nas relações com esta comunidade autónoma.

O Chefe de Estado deverá ainda falar com as autoridades da região sobre o objectivo de Portugal quanto à possibilidade da introdução do português como língua de opção no ensino secundário na Catalunha.

 

Aniversário com os Portugueses em Andorra

 

Com a visita a Andorra, o Chefe de Estado cumpre mais uma vez a promessa de marcar os aniversários do seu mandato presidencial junto os portugueses residentes no estrangeiro.

Em 2007, Cavaco Silva esteve com a comunidade portuguesa no Luxemburgo, um ano depois visitou o Brasil e em 2009 comemorou o terceiro ano de mandato junto dos portugueses na Alemanha. Este ano desloca-se a Andorra, naquela que é a primeira visita de um Chefe de Estado português à comunidade lusa residente no principado.

Uma comunidade constituída por quase 14 mil portugueses que representam um quinto da população, e com quem o presidente da República estará entre sexta-feira e domingo. Além de um encontro com cerca de 100 empresários portugueses e outro com dirigentes associativos e o conselheiro das Comunidades Portuguesa, Cavaco Silva vai estar também com alunos e professores de português. Recorde-se que Portugal tem envidado esforços para que a língua portuguesa integre o sistema de ensino oficial andorrano.  O presidente oferece ainda uma recepção à comunidade portuguesa, no final do dia 6.

Além de encontros institucionais com o co-príncipe e o primeiro-ministro andorrano, o representante do co-príncipe francês, o presidente do Parlamento do Principado e o presidente da Câmara Municipal de Andorra La Vella , Cavaco Silva vai participar numa cerimónia de homenagem às vítimas do acidente no "Túnel dels Dos Vallires", onde morreram cinco operários portugueses, em Novembro do ano passado. Fonte da Presidência da República, sublinha que o Chefe de Estado Português quer sublinhar o espírito de solidariedade e o apoio das autoridades locais à comunidade portuguesa na altura do acidente, assim o apoio prestado pelas autoridades locais. Nesse sentido, Cavaco Silva vai condecorar o co-príncipe e o primeiro-ministro de Andorra.

Ana Grácio Pinto

apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades