FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Portugal/Luxemburgo: Ministros do Trabalho dos dois países reúnem-se hoje para discutir desemprego dos portugueses no Grão-Ducado
2010-01-28

Os ministros do Trabalho do Luxemburgo e de Portugal, Nicolas Schmit e Helena André respectivamente, encontram-se hoje numa reunião que visa discutir os problemas que os emigrantes portugueses no Luxemburgo enfrentam no sector do emprego.A reunião tem lugar em Barcelona, à margem da reunião informal dos ministros europeus do Emprego, sob presidência espanhola.

O encontro decorrerá à margem da reunião informal dos ministros do Trabalho da UE, que se realiza hoje e amanhã em Barcelona.

Os portugueses constituem cerca de 30% dos desempregados no Grão-Ducado, segundo os últimos números da Administração do Emprego (ADEM). Dos cerca de 20 mil desempregados no Luxemburgo, uma terça parte é de nacionalidade portuguesa, estando actualmente sem emprego cerca de 3.700 portugueses.

A formação profissional contínua destes desempregados será também discutida, isto na sequência de uma proposta do sindicato luxemburguês OGB-L.

Na última segunda-feira, representantes da OGB-L, em deslocação a Lisboa, pediram à ministra portuguesa do Trabalho que o Estado português colaborasse na formação profissional dos emigrantes portugueses no Luxemburgo.

Segundo Carlos Pereira da OGB-L, os portugueses enfrentam um problema muito concreto: só falam a língua portuguesa enquanto que os professores da formação profissional que o Estado luxemburguês propõe são todos de língua luxemburguesa, francesa ou alemã. Nesse sentido, a OGB-L propôs que Portugal enviasse técnicos portugueses para o Luxemburgo por forma a poderem dar formação profissional em português a esses desempregados.    

Contacto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades