FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Suiça: Mais de dez mil portugueses chegaram ao país num ano
2009-11-24
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Economia suíça (SECO) divulgados pela Agência Lusa, apontam para 10.520 o número de portugueses que chegaram ao país entre Agosto de 2008 e Agosto de 2009. Jovens, com habilitações académicas superiores e à procura do primeiro emprego são o perfil da “nova vaga” da emigração portuguesa para a Suíça.

Apenas os alemães chegaram em maior número durante esse ano, indica a SECO. Manuel Beja confirma que "estão a chegar mais (portugueses) do que estão a sair" do país. "Chega uma média de 1.300 portugueses por mês, de acordo com estatísticas suíças", indicou o conselheiro, afirmando que estão a chegar "muitos jovens com boa formação, a maioria à procura do primeiro emprego".
Segundo Manuel Beja, "esta nova vaga de jovens com qualificações verifica-se nos últimos três ou quatro anos" e é o resultado do "fenómeno muito recente da crise económica que Portugal atravessa". Os contratos de curta duração, os recibos verdes, os salários baixos e a falta de perspectivas de futuro em Portugal são os motivos que levam esses jovens a «mudar-se» para Suiça, indicou o conselheiro.
Manuel Beja disse que a maioria vai para a Suíça francesa "por questões linguísticas", mas também estão a chegar muitos à Suíça alemã. Apesar das boas qualificações, o conselheiro disse que nem tudo é fácil e muitos também têm dificuldade em arranjar emprego por causa da crise, que afecta igualmente o país. "Conseguem trabalhos passageiros, que não lhes dão muitas garantias. Para trabalhos fixos está muito complicado", acrescentou.

 

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades