FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Apresentação pública do livro "Les Portugais de France face à leur télévision" de Manuel Antunes da Cunha
2009-11-16
Por ocasião da apresentação pública do livro, decorrerá a Mesa Redonda "Televisão e comunidade portuguesa: experiências perspectivas" no Consulado Geral em Paris, amanhã, dia 17 de Novembro.

Intervenções:

Elisabeth Machado-Marcellin Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação, ligada ao Centro de Estudos dos Média da Universidade Sorbonne-Nouvelle e consultora

Marie-Christine Volovitch-Tavares Doutora em História e vice-presidente do CERMI  (Centro de Estudos sobre as Migrações Ibéricas: BDIC/Universidade Paris Ouest

Manuel Antunes da Cunha Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, investigador associado do Laboratório "Comunicação e política" (CNRS-Paris)

Paulo Dentinho Jornalista, Grande reporter, Correspondente da RTP em Paris

 

Moderação

Miguel Guedes Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal em França

 

Volvido meio século sobre o início das grandes vagas migratórias, mais de um milhão de indivíduos de nacionalidade e/ou de origem portuguesa vive hoje em França. Desde os anos 60, os meios de comunicação social fizeram sair do anonimato esse contingente de trabalhadores dispostos a enfrentar duras condições de vida para melhorar o quotidiano das suas famílias e/ou fugir ao jugo da ditadura e da guerra colonial.

Sem omitir o papel precursor da emissão de rádio animada por Jorge Reis na estação pública ORTF (desde 1966), os artigos da imprensa francesa, as numerosas publicações em língua de origem ou as rádios livres, deve-se sobretudo à emissão de televisão Mosaïques (FR3, 1976-1987) uma presença regular da emigração lusa no espaço público do país de acolhimento.

 

Desde então marcados pelo estigma da invisibilidade, os Portugueses de França viram entretanto abrir-se uma janela sobre o país das origens graças à RTP Internacional (1992) e à SIC Internacional (1998). Mais recentemente, o canal CLP TV (2006-2009) constituiu a primeira experiência televisiva gerada no seio da própria comunidade.

 

Por ocasião da apresentação pública da obra de Manuel Antunes da Cunha (Les Portugais de France face à leur télévision. Médias, migrations et enjeux identitaires, Presses universitaires de Rennes), uma mesa-redonda sobre "Televisão e comunidade portuguesa" vai juntar, no Consulado Geral de Portugal em Paris, investigadores e jornalistas.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades