FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
CLP lança revista “Tuga”
2009-03-05
Alunos da Escola de Idiomas são os principais colaboradores da publicação

Tomás Ramírez González
tomasramirezg@gmail.com

Um dos principais objectivos do director do Centro de Língua Portuguesa (CLP) cumpriu-se no passado mês de Fevereiro: Agora, a comunidade estudantil e difusora da cultura portuguesa tem uma publicação mensal denominada 'Tuga', onde estão compiladas poesias e textos dos alunos.

A revista é composta por 14 páginas totalmente em português, nas quais se podem conseguir desde resumos de filmes, passando pela agenda das actividades mais importantes do mês, convites para eventos e cursos, até textos de interesse e contos de alunos.

O editor da revista e presidente do CLP, Miguel Moiteiro, indicou que esta é uma revista feita por estudantes para estudantes e que a sua principal função é difundir a cultura portuguesa. "Precisamos que um maior número de alunos participe nos próximos números na elaboração da revista."

Podem ainda ser conseguidas, na publicação, recomendações de filmes e textos sobre a actualidade focados na cultura, e ainda caricaturas.

Porquê 'Tuga'?

O nome 'Tuga' é uma expressão utilizada para designar os portugueses. É uma abreviatura de 'portuga', que por seu turno é uma derivação regressiva de português, com fontes registadas desde 1899.

Segundo definição da wikipédia, o termo 'Tuga' popularizou-se nos anos 60 durante a Guerra Colonial, como expressão que os guerrilheiros e a oposição independentista africana em geral usavam para designar os portugueses.

Tinha como contraponto o termo 'turra' (de terrorista), usado pelos portugueses para designar os guerrilheiros independentes. Nessa época, ambas as expressões eram interpretadas como depreciativas por serem usadas pelo inimigo.

Correio da Venezuela, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades