FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Consulados, ensino do português e movimento associativo são questões que emigrantes querem ver resolvidas
2009-10-29
Representantes de portugueses no estrangeiro esperam que António Braga resolva matérias prioritárias

O funcionamento dos consulados, o ensino do português e o movimento associativo são alguns problemas que representantes de portugueses no estrangeiro esperam que o secretário de Estado das Comunidades resolva na próxima legislatura.

"As questões relacionadas com o ensino deveriam ser uma das questões prioritárias", disse à Agência Lusa o presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), Coimbra de Matos.

Para o dirigente associativo, o problema dos recursos humanos no consulado do Luxemburgo, "que provoca filas enormes à porta desde cedo", o apoio ao associativismo, questões ligadas à pobreza e o recenseamento eleitoral são outros assuntos que devem merecer a atenção do Governo.

Quanto à recondução de António Braga na pasta da Emigração, Coimbra de Matos disse não estar "de todo descontente".

"Foi uma pessoa que soube ouvir e esteve atento aos problemas. Poderá prosseguir com alguns trabalhos que já fez", afirmou.

Pelo contrário, a presidente da Federação das Comunidades Portuguesas na Holanda, Teresa Heimans, mostrou-se "surpreendida" com a recondução de António Braga.

"Surpreendeu-me. Nos encontros que tive com ele, informou-nos de que não teria um segundo mandato", disse à Lusa.

"Para vir outro que faça menos ou que não tenha atenção para com as comunidades, não acho mal que continue o António Braga, apesar de o seu mandato não ter satisfeito nem 50 por cento das necessidades da comunidade", afirmou Teresa Heimans, também conselheira das Comunidades Portuguesas.

A dirigente associativa apontou as questões sociais que atingem as comunidades, como os problemas dos trabalhadores sazonais, a falta de funcionários nos consulados e os apoios ao movimento associativo como as áreas prioritárias para a próxima legislatura.

O presidente da Associação dos Autarcas Portugueses em França (CIVICA), Paulo Marques, disse à Lusa ser "interessante que seja o mesmo secretário de Estado das Comunidades".

"Assinámos um protocolo com o secretário de Estado para desenvolver a articulação entre Portugal e os autarcas de origem portuguesa em França. Esperemos ter novamente um eco positivo nas nossas organizações", referiu.

Paulo Marques apontou ainda a falta de diálogo do Governo português como um dos pontos fracos da anterior legislatura.

"Tem de haver mais articulação entre a Secretaria de Estado das Comunidades, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros ministérios", defendeu, dando o exemplo do Governo francês, onde essa articulação é feita.

Por seu lado, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e Missões Diplomáticas (STCDE), Jorge Veludo, disse não ter ficado surpreendido com a recondução de António Braga.

"Não ficámos surpreendidos com a recondução, quer do ministro, quer do secretário de Estado", afirmou.

Jorge Veludo disse ainda que o sindicato "não está satisfeito com a orientação que o Governo vem assumindo nos últimos tempos, nomeadamente procurando remeter o enquadramento legal dos trabalhadores dos serviços externos para a legislação local".

"É um poço sem fundo", afirmou o sindicalista, prometendo que irá lutar "com todos os meios à disposição" contra a revisão para o enquadramento legal.

Diário de Notícias da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades