FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Canadá: Deputada quer que Canadá estabeleça Programa de Férias e Trabalho com Portugal
2009-10-27
A deputada federal, Olivia Chow, pretende apresentar no Parlamento canadiano, uma moção que visa a integração de Portugal no grupo de países que já estabeleceram com o Canadá, o Programa de Ferias com Trabalho. Este permitiria a um determinado número de jovens portugueses e canadianos, viajar, estudar e trabalhar nos dois países durante 12 meses. Peter Ferreira, que levantou a questão junto da deputada canadiana, diz que não compreendo “como outros países europeus estão integrados no Programa e Portugal não”.

Numa conferência de imprensa conjunta realizada no início de Setembro, Olívia Chow e Peter Ferreira lançaram o apelo às autoridades canadianas para que o Canadá estabeleça com Portugal o acordo que já foi assinado com 18 países, entre os quais França, Itália, Inglaterra, Holanda, Austrália e Chile.
"Não estamos a pedir mais do que outros países já têm", sublinhou Peter Ferreira a "O Emigrante/Mundo Português", acrescentando que "muitos desses países não têm comunidades tão numerosas" como a portuguesa.
O Programa de Férias com Trabalho permite a jovens entre os 18 e os 35 anos, viajarem para o Canadá para estudar, trabalhar ou simplesmente ai viver durante um ano. Da mesma forma, os jovens canadianos podem optar por viver durante o mesmo período num desses 18 países.
Os candidatos, que devem preencher um formulário nas embaixadas dos respectivos países, precisam ainda ter conhecimentos de inglês e levar pelo menos 1500 euros para as despesas iniciais. "É uma oportunidade para quem quer conhecer o país, aprender a língua e ganhar algum dinheiro", destaca Peter Ferreira.
O presidente do Conselho Etnocultural Canadiano (CEC) e ex-oficial de Imigração, afirma que o programa seria ainda uma forma de evitar a entrada ilegal no Canadá, um país para onde os portugueses "encontram muitas dificuldades em emigrar legalmente". "Poderá ser uma oportunidade de arranjarem contactos e receberem uma oferta de trabalho que lhes permita continuar legalmente no país", acrescenta.
Peter Ferreira lamenta não existirem "muitos programas que favoreçam" a comunidade portuguesa, apesar dos políticos canadianos "afirmarem que devem muito aos emigrantes portugueses". "Somos bem vistos pelo Governo do Canadá, é altura de fazerem alguma coisa", acrescenta.

Carta a António Braga

O presidente do CEC diz que o apelo deve também ser feito junto do Governo português já que, caso o acordo seja aprovado, deve ser assinado pelos dois países. Nesse sentido, Peter Ferreira enviou no final de Setembro, uma carta ao secretário de Estado das Comunidades, onde explicou os princípios do programa e referiu os países onde já está em vigor.  Uma cópia da carta foi enviada também à embaixada de Portugal em Otava e à embaixada do Canadá em Lisboa.
O próximo passo será a apresentação de uma moção no Parlamento canadiano, pela deputada Olivia Chow, deputada federal pelo círculo eleitoral de Trinity Spadina, uma região onde reside uma considerável comunidade portuguesa. "A deputada Olivia Chow vai procurar o apoio do seu partido e não esperamos grande oposição a este projecto", disse Peter Ferreira que acredita no apoio dos restantes partidos no Parlamento canadiano para a aprovação da inclusão de Portugal no grupo de países com os quais o Canadá já celebrou o Programa.
Peter Ferreira, diz não compreender "como outros países europeus estão integrados no Programa, e Portugal ainda não" e  defende que este vai interessar "não apenas os jovens de Portugal, mas também os luso-descendentes que não tem dupla nacionalidade". "E acredito que haverá muitos canadianos a quererem visitar Portugal, um país que tem uma boa imagem no Canadá".

Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades