FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
A relação sociocultural que os emigrantes portugueses possuem com o futebol
2009-10-26
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa apresenta na sexta-feira, dia 30, a partir das 11 horas o projecto "Diasbola", o primeiro estudo comparativo centrado na relação sócio-cultural que os emigrantes portugueses possuem com o futebol.


Este é, também, o primeiro estudo comparativo de comunidades migrantes portuguesas em seis países diferentes localizados em três continentes, em relação a um único complexo cultural.

O papel do futebol vai ser analisado através de um estudo sistemático da reconstrução da cultura portuguesa e de sentimentos de pertença nacional, assim como dos respectivos processos de construção da comunidade em seis diásporas lusófonas localizadas nas cidades de Londres, Hanover, no Sudeste da Nova Inglaterra, em Paris, no Rio de Janeiro e em Maputo.

Este projecto, coordenado pela investigadora Nina Clara Tiesler, vai ser apresentado num seminário sobre o mesmo tema que tem como orador principal o professor Detlev Claussen do Instituto de Sociologia da Universidade de Hannover (Alemanha) e principal intelectual da Teoria Crítica. A sua especialidade inclui as áreas da globalização e da migração internacional, desporto globalizado, etnicidade, racismo e anti - semitismo.

A investigação de Detlev Claussen revela questões de migração no futebol e a divisão internacional do trabalho, como também o estudo sobre o papel do futebol como parte integral do "Show Business". Comparando as culturas futebolísticas de Inglaterra, Alemanha, Brasil Argentina, Portugal e China, a sua investigação faz parte da comparação sociológica das modernidades múltiplas a respeito da Europa Ocidental, China, Índia Argentina, do Brasil e dos Estados Unidos.

DIASBOLA WORKSHOP I

Emigrantes portugueses em cinco contextos históricos: Debates sobre conceitos de subjectividade colectiva.
Com o consultor Detlev Claussen (Universidade de Hanôver, Alemanha) e as comunicações apresentadas pela unidade de investigação portuguesa, nomeadamente de Nuno Domingos (Cesnova, brevemente ICS-UL), Miguel Moniz (CRIA-CEAS/ISCTE), Victor Pereira (UNL), Nélia Bergano (University of Hanôver, Alemanha) e Nina Clara Tiesler (ICS-UL).

O objectivo deste workshop é desenvolver conceitos teóricos válidos na base da nossa experiência de terreno na Alemanha, Suíça, Moçambique, Inglaterra, França e Nova Inglaterra (EUA). Os relatórios tratam questões acerca de (performances de) representações nacionais e locais de emigrantes e luso-descendentes no âmbito da cultura popular, e em particular relacionado com o futebol. O debate conceptual dá origem a tópicos como "Podemos falar duma diáspora portuguesa?", "Como é que qualificamos o nosso grupo de estudo? "Trata-se duma comunidade global ou local num sentido rígido?", e o imperativo de repensar conceitos velhos (como p.ex. "Portugalidade", "terra natal" e "pátria") na luz de novas realidades sociais.

SEMINÁRIO DE DIASBOLA
Sexta-feira, 30 de Outubro 2009, 18h

"Soccer, a paradoxical Commodity. Will Business destroy the Game?"
Detlev Claussen, University of Hannover, Germany

A relevância cultural e social do futebol aumentou enormemente desde a mudança epocal de 1990. Por causa da sua expansão nos media, o futebol é consumido globalmente. A final do campeonato mundial é o maior evento mediático em relação à sua transmissão global e perseguição simultânea. Mas o futebol arrisca de ser vítima do seu sucesso. A sua dependência dos media coexiste com um endividamento cada vez mais elevado dos clubes futebolísticos. O consumo ilimitado provoca em consequência o desgaste dos jogadores e a exaustão do próprio jogo. A tensão, de qual o futebol vive, transforma - se num enfado, quando o único dia de festa se torna numa rotina quotidiana futebolística, de sete dias por semana.

Notícias Lusófonas, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades