FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Estados Unidos: açorianos doam relíquias ao museu da emigração
2009-10-14

Representantes da Associação Holy Ghost Portuguese Social Club, da costa leste dos Estados Unidos, estiveram este mês na Ribeira Grande, Açores, para oferecerem uma bandeira e coroa do Divino Espírito Santo ao Museu da Emigração Açoriana. Os objectos estavam há mais de 70 anos na posse da Associação, que recentemente encerrou a sua actividade.
Os dois símbolos foram entregues a Lurdes Alfinete, adjunta para a Cultura, por Manuel Falcão de Estrela, numa cerimónia que contou com a presença de vários elementos representativos das comunidades açorianas nos Estados Unidos, Canadá e Bermuda.
A doação da bandeira e da coroa do Divino Espírito Santo ao Museu do Emigração Açoriana foi decidida pelos fundadores da Holy Ghost Portuguese Social Club, que contribuíram assim, para o enriquecimento do espólio do Museu da Emigração Açoriana.  
Os antigos membros da Holy Ghost Portuguese Social Club, decidiram oferecer as relíquias ao Museu da Emigração Açoriana, depois destas terem estado à guarda, durante cerca de 12 anos, de Mary S. Correia, sobrinha de Francisco Silva, um dos fundadores da associação.
A Associação Holy Ghost Portuguese Social Club dedicava-se à realização das festas em honra do Divino Espírito Santo, e de outros eventos de carácter social, cujas verbas revertiam a favor de instituições de beneficência na região.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades