FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Emigrantes atribuem abstenção a recenseamento caduco e sistema de voto inadequado
2009-10-08
Abstenção nas últimas legislativas ultrapassou os 84%

Um recenseamento caduco, um sistema de voto inadequado e falta de interesse pelas comunidades portuguesas são os argumentos dos portugueses no estrangeiro para justificar a abstenção nas legislativas de 84,75 por cento nos círculos da emigração.

"Tem de se encontrar uma solução para facilitar a inscrição e a forma de votar", defendeu hoje o presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), Coimbra de Matos.

A abstenção nas últimas eleições legislativas nos círculos da emigração atingiu 84,75 por cento, tendo votado apenas 25.472 dos 167.007 eleitores inscritos, de acordo com a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI).

Dos quatro deputados em causa nos dois círculos da emigração, o PSD elegeu José Cesário e Carlos Páscoa Gonçalves pelo círculo Fora da Europa (com um total de 4736 votos) e Carlos Gonçalves pelo da Europa (7219 votos). O PS elegeu Paulo Pisco pela Europa (3970 votos).

Contactado pela Agência Lusa, Coimbra de Matos apontou o "reduzido" número de inscritos nos cadernos eleitorais no Luxemburgo como uma das causas da abstenção e defendeu que "as pessoas deviam ser obrigadas a recensearem-se, tal e qual como em Portugal".

Quanto ao método de voto, o presidente da CCPL referiu as constantes queixas de pessoas que não recebem o voto por correspondência para afirmar que "na Europa justifica-se o voto presencial".

Para Coimbra de Matos, também os partidos políticos deviam investir mais nas comunidades e recrutar para as suas listas portugueses que "residam no estrangeiro e que conheçam a realidade".

Também Hermano Sanches Ruivo, conselheiro na Câmara de Paris, considera que Portugal investe pouco nas comunidades portuguesas, o que desmotiva os emigrantes na hora de votar.

"Os portugueses no estrangeiro estão demasiado longe da informação, da atenção e da disponibilidade dos deputados e dos partidos políticos, o que faz com que o interesse não seja muito", disse à Lusa.

Para o luso-descendente, "se houvesse mais trabalho dos partidos havia mais pessoas a votar".

Hermano Sanches Ruivo considera ainda que a "única solução" para promover a participação cívica dos portugueses no estrangeiro é o voto electrónico.

Com apenas cerca de 1.600 portugueses a votar na Suíça, o conselheiro Manuel Beja sublinhou que "mais uma vez se prova que a abstenção está relacionada com o desinteresse que Portugal mostra com comunidades e com processo de recenseamento".

"Portugal esquece-se que existem comunidades, o que também desmotiva a participação cívica. O processo de recenseamento está ultrapassado e precisa de ser revisto", defendeu.

Para Manuel Beja, o combate à abstenção tem de ser feito com a "solidificação do processo de recenseamento e uma maior abertura de Portugal às comunidades, com iniciativas que incentivem o eleitorado".

O conselheiro das Comunidades Portuguesas no Brasil, Ângelo Leite Horto, também considera o reduzido número de portugueses recenseados como o grande responsável pela abstenção.

"Muitos portugueses não estão recenseados porque a maioria não vai ao consulado só para se recensear", disse.

Para este conselheiro, só quando começarem a ser emitidos os cartões do cidadão no estrangeiro, que permite o recenseamento automático, é que essa situação ficará resolvida.

Outra questão apontada por Ângelo Leite Horto é que "muitas pessoas não têm informação do que está a acontecer a nível das eleições em Portugal" e outras tantas consideram que "não vale a pena votar, porque não vai resolver nada".

A elevada abstenção também não surpreendeu a comunidade lusa radicada na Venezuela, que insiste em responsabilizar os correios locais pela não entrega atempada dos boletins de voto.

"Temo-nos queixado que o funcionamento dos correios não é o ideal. Há correspondência que mesmo dentro da cidade demora mais de um mês a ser entregue e por isso as pessoas recorrem a empresas privadas", disse Manuel Ascenção à Lusa.

Este sócio do Centro Português de Caracas diz que "não ficou nada surpreendido(com a elevada abstenção)"."Surpresa é o facto dos políticos não procurarem alternativas", frisou.

Por seu turno, a secção regional do Conselho das Comunidades Portuguesas defendeu a necessidade de mudar o sistema de voto por correspondência.

"O sistema (de voto por correspondência) não funciona. Há pessoas que ainda hoje não receberam os boletins e muitas só os receberam depois da data das eleições" disse o conselheiro Luis Jorge à Lusa.

"Inclusive o PSD, que se opôs a mudanças no sistema de votação, deu-se conta de que não funciona", destacou.

O conselheiro adiantou que as pessoas estão preocupadas por não terem votado, pois se isso acontecer duas vezes são eliminadas do registo eleitoral.

Diário de Notícias da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades