FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Embaixador de Portugal visita Governador Luiz Henrique em Florianópolis
2009-10-09

FLORIANÓPOLIS [ ABN NEWS ] - O governador Luiz Henrique e a primeira-dama do Estado, Ivete Appel da Silveira, receberam nesta quinta-feira (8) a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, João Manuel Guerra Salgueiro, que veio ao Estado acompanhado da Embaixatriz Isabel Eça de Queiroz. Os integrantes da missão diplomática chefiada por Salgueiro foram recepcionados com um almoço na Casa D´Agronômica.

Luiz Henrique destacou os laços culturais entre os dois países, ressaltando o papel desempenhado por Portugal na gênese da civilização brasileira. "Nós vemos em Portugal a matriz da nossa cultura", disse o governador.

É a primeira visita do diplomata a Santa Catarina desde que assumiu suas credenciais em Brasília. Salgueiro enfatizou que ao assumir o posto na Embaixada, há nove meses, vem realizando visitas a todos os Estado para abrir portas e incrementar o relacionamento entre as comunidades dos dois países.

A visita do Embaixador a Santa Catarina, iniciada da quarta-feira (7), incluiu um encontro com a comunidade portuguesa, luso-brasileira e representantes da Câmara de Comércio Brasil/Portugal, além da participação na abertura da Marejada, em Itajaí, na noite desta quinta-feira (8). A 23ª edição da festa, que vai até o dia 18 de outubro, evidencia a influência açoriana no litoral catarinense. O slogan da Marejada destaca que o evento é "a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil".

Entre as autoridades que acompanharam a visita do diplomata português estavam o embaixador representante do Ministério de Relações Exteriores em Santa Catarina, Abelardo Arantes Junior; o consul honorário de Portugal em Santa Catarina, João Eduardo Basto Lupi; o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger.

Agência Brasileira de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios