Não teve a oportunidade de assistir ao seminário “Trajetórias da emigração portuguesa”, inserido no Festival de Ourém ‘Nós Migrantes’? Agora já pode assistir às sessões integrais da parte da manhã e da tarde na página ‘Multimédia’ do Observatório da Emigração.
Melissa Siegel, professora de estudos das migrações na Escola Superior de Governação de Maastricht e na UNU-MERIT, apresenta, num pequeno vídeo divulgado pelo Migration Data Portal, algumas das bases de dados disponíveis sobre migrações e remessas.
O Observatório da Emigração disponibiliza em acesso livre, através da sua página do Youtube, todos os webinars realizados, com foco na emigração portuguesa, em particular, e nas migrações internacionais, em geral. Pode também ouvir as palestras de Russel King, Michael Skey e Frédéric Docquier.
Para além dos webinars e palestras, estão disponíveis entrevistas gravadas com Jacquelyn Meshelemiah, Sharvari Karandikar e Jean-Michel Lafleur, e o colóquio “Potencial económico da diáspora”.
Hein de Haas desmonta, em 10 episódios, alguns dos preconceitos mais comuns sobre as migrações, e oferece uma compreensão fundamental das realidades que rodeiam o debate atual sobre os migrantes e os movimentos migratórios. Este curso, denominado por Migration 101, é considerado um elemento essencial e de base para todos os interessados na temática das migrações.
A pandemia da covid-19 influiu de diversas formas em todos os aspetos da mobilidade humana, tanto através do encerramento das fronteiras externas, como através da imposição de restrições à mobilidade em territórios nacionais. No momento em que a covid-19 deixou de ser considerada pelos estados nacionais enquanto crítica, e a mobilidade recomeça lentamente, Meghan Benton, diretora de investigação do programa internacional no Migration Policy Institute, apresenta o podcast Moving beyond pandemic, onde explora as questões e desafios enfrentados pelos decisores políticos, viajantes, operadores de aeroportos e outros centros de transporte.
|