FR
Início / Notícias / Multimédia
Mobilidade pós-pandemia
A pandemia da covid-19 influiu de diversas formas em todos os aspetos da mobilidade humana, tanto através do encerramento das fronteiras externas, como através da imposição de restrições à mobilidade em territórios nacionais. No momento em que a covid-19 deixou de ser considerada pelos estados nacionais enquanto crítica, e a mobilidade recomeça lentamente, Meghan Benton, diretora de investigação do programa internacional no Migration Policy Institute, apresenta o podcast Moving beyond pandemic, onde explora as questões e desafios enfrentados pelos decisores políticos, viajantes, operadores de aeroportos e outros centros de transporte.

Título  Moving beyond pandemic                                            

Apresentadora  Meghan Benton 

Organização  Migration Policy Institute

 

                                                              

 

 

Acesso ao podcast e a mais informações aqui.

 

Episódios já disponíveis

 

Digital health credentials in India and Africa: Are covid-19 travel passes catalyzing new tech innovations?
A credenciação de saúde digital é um dos principais instrumentos para regressar com segurança aos níveis pré-pandémicos de mobilidade e planear a próxima crise de saúde pública. As inovações digitais, incluindo a verificação automática dos resultados de saúde e vacinação, estão a reabrir as economias e a mobilidade global, ao mesmo tempo que estabelecem o padrão para novas formas de gestão da mobilidade e da saúde que sobreviverão à pandemia, especialmente em regiões com níveis mais baixos de utilização digital e sistemas de gestão de saúde e fronteiras mais limitados. Nomeadamente, o sistema DIVOC da Índia e o sistema Trust Traveler da União Africana são exemplos de como a pandemia alimentou a inovação em larga escala a este respeito. Neste episódio, são discutidos estes desenvolvimentos com o Dr. Pramod Varma, arquiteto chefe do programa de identidade digital da Índia, Aadhar, e do seu sistema de passes COVID, DIVOC; Dr. Edem Adzogenu, copresidente e fundador da Iniciativa dos Campeões Afro, que apoia a integração regional e a implementação do Acordo de Comércio Livre Continental Africano; e Lawrence Huang, um analista político associado do MPI que trabalha na sua Task Force sobre Fronteiras e Mobilidade durante e após a covid-19.

 

The corporate world’s response to covid-19 pandemic, its Omicron variant, digital nomad visas & more
A pandemia da covid-19 teve um efeito dramático no sector empresarial, perturbando as operações, dando início a uma mudança de pensamento sobre o ambiente de escritório, e a viagens de negócios arrepiantes. Como é que o mundo empresarial reagiu? E de que forma os protocolos covid-19, novas inovações, e tendências nas práticas de trabalho afetam as decisões que as empresas tomam sobre a mobilidade dos seus trabalhadores? Neste episódio, são entrevistados dois antigos funcionários do governo que estão agora no setor privado –  Ian Robinson da firma de advocacia de imigração Fragomen e Brendan Ryan, CEO da Nomadic, que fornece soluções digitais para viagens empresariais – sobre as tendências e o ambiente político que moldam as decisões de mobilidade empresarial, se a ascensão da variante Omicron pode impedir os planos de reiniciar as viagens, e se a ascensão dos vistos digitais nómadas representa uma moda ou uma mudança permanente.

 

Revisiting the role of covid-19 travel restrictions in light of delta and other variants
Ninguém esperava que as restrições de viagem impostas no início da pandemia da covid-19 durassem tanto tempo ou permanecessem tão confusas, em parte devido à chegada de variantes mais contagiosas como a variante delta – com efeitos significativos na reunificação familiar e proteção humanitária, viagens de negócios e de lazer, e migração internacional. Mais de 18 meses depois, prosseguem os debates sobre a eficácia destas medidas no cumprimento dos objetivos de saúde pública. Os peritos estão, no entanto, a trabalhar para aprender com a resposta da covid-19 para melhorar a tomada de decisões para lidar com futuras pandemias transfronteiriças. Neste episódio, o Dr. Kelley Lee, chefe da iniciativa Pandemics and Borders na Universidade Simon Fraser no Canadá, fala sobre o que o futuro nos reserva, e se os decisores aprendem verdadeiramente a adaptar-se ou se, em vez disso, retiram o livro de jogo da última crise.

 

Could curbing globalization prevent future pandemics?
Pré-covid-19, vivemos num mundo altamente global. Houve 1,5 mil milhões de viagens de turismo internacional anualmente, quase 40 milhões de voos, e 272 milhões de migrantes internacionais. Isto levanta uma questão provocadora: A mobilidade internacional contribui para a propagação de pandemias? Neste episódio, são entrevistados Michael Clemens e Thomas Ginn do Centro para o Desenvolvimento Global. Com base nas suas pesquisas sobre pandemias globais que datam de 1889, defendem que os limites à mobilidade transfronteiriça atrasam a chegada de agentes patogénicos em questão de dias, na melhor das hipóteses. Em vez disso, argumentam que o maior sucesso é alcançado com medidas internas, e não com limites permanentes à mobilidade internacional.

 

The covid-19 shock to the system of human mobility and the international response
A pandemia tem sido um enorme choque para o sistema de mobilidade internacional, desde a forma caótica como os países fecharam as suas fronteiras em março de 2020, deixando inúmeros viajantes e migrantes encalhados, até aos congelamentos impostos ao processamento de vistos, que travaram muitas migrações internacionais. À medida que o mundo se reabre, como é necessário melhorar a governação global para reiniciar a mobilidade humana em segurança? Neste episódio, é realizada uma entrevista a Elizabeth Collett, conselheira especial do diretor geral da Organização Internacional para as Migrações, para obter uma visão global do que está a acontecer com a migração e a mobilidade e discutir os desafios e oportunidades que a pandemia representa para a governação global.

 

Human smuggling in an age of pandemic
Como a covid-19 arrefeceu a mobilidade global, prejudicou as economias, e provocou o encerramento de fronteiras e proibições de viagens em todo o mundo, a pandemia teve um efeito sobre o mundo da migração sombra. Neste episódio, é realizada uma entrevista ao especialista em migração irregular e contrabando humano, Matt Herbert, sobre como a crise de saúde pública baralhou o cálculo da tomada de decisões para os futuros migrantes, empurrando muitos para rotas mais perigosas. São também examinados os modelos de negócio dos contrabandistas que facilitam muitos movimentos irregulares.

 

Austria’s Vienna airport. A model for restarting business travel and tourism?
O aeroporto austríaco de Viena foi um dos primeiros a adoptar os testes covid-19 no aeroporto, com os resultados a serem alterados em poucas horas, poupando aqueles com certificados médicos de uma quarentena obrigatória de 14 dias. Poderá isto servir de modelo para reiniciar as viagens de negócios e turismo? Entrevista ao funcionário do aeroporto de Viena Peter Kleemann.

 

Australia locks down, sets aside talk of trans-tasman bubble
No meio do surto de covid-19, a Austrália trabalhou para desenvolver uma fronteira "biossegura", utilizando bloqueios de viagens difíceis, fronteiras internas, e quarentena para conter a propagação do vírus. Está a funcionar? Entrevista a Brendan Dowling do Departamento de Assuntos Internos da Austrália.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades