FR
Início / Entrevistas / E‐H
E‐H
Faist, Thomas
Thomas Faist é professor de sociologia transnacional, migrações e desenvolvimento na Universidade de Bielefeld na Alemanha, e dirige o Centro sobre Migração, Cidadania e Desenvolvimento (COMCAD). Os seus interesses de investigação incidem sobre questões relacionadas com cidadania, transnacionalismo, migração e política social em curso na Europa e fora dela. É autor e co-autor de diversos livros, incluindo The transnationalized social question: migration and the politics of social inequalities in the twenty-first century (2019), Disentangling migration and climate change (2016), Transnational migration (2013), Citizenship: discourse, theory and transnational prospects (2007), e Dual citizenship in Europe (2007).
Fernandes, Duval
Duval Fernandes é professor na Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, investigador do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UL) da Universidade de Lisboa, e professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, inserido no programa de pós-graduação em geografia e no departamento de economia. Tem experiência na área de demografia, com ênfase em mortalidade e migrações internacionais.
Ferreira, Sónia
Sónia Ferreira é professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), e é investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) onde co coordena o grupo de investigação Circulação e produção de lugares, e da Unité de Recherche Migrations et Société (Universidade de Paris) onde co coordena o grupo de trabalho Migrations dans les mondes lusophones: identités, altérités et circulations. Participa, atualmente, no projeto (Re)Contar o império: narrativas pós-coloniais e produção mediática na “diáspora” portuguesa e cabo-verdiana, e coordena, desde 2019, o projeto europeu #ECOS. Exílios, contrariar o silêncio: memórias, objetos e narrativas de tempos incertos.
Figueirinhas, Fernando
Diplomata de carreira, com licenciatura em história, Fernando Figueirinhas foi cônsul-geral em Londres.
Formato, Giuseppe
Giuseppe Formato é professor na Lesley University (EUA), onde ensina português, italiano e cinema, e investigador no Centro de Estudos de Investigação em Sociologia do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, onde se encontra a desenvolver o projeto Heritage learners’ Portuguese. An exploration of language attitudes in the Portuguese-speaking diaspora of southeastern New England. As suas áreas de interesse incluem pedagogia crítica da linguagem, aquisição da linguagem, ideologias linguísticas, universal design for learning, diáspora de língua portuguesa da Nova Inglaterra e educação bilíngue.
Gamlen, Alan
Alan Gamlen é professor de geografia na Universidade de Monash, em Melbourne, e investigador no Centro de Migração, Política e Sociedade da Universidade de Oxford. Foi diretor do Centro de Investigação sobre População e Migração da Austrália. É autor de Human geopolitics: states, emigrants and the rise of diaspora institutions (Oxford University Press, 2019), livro vencedor do Distinguished Book Award for Best Book on Ethnicity and Migration, da International Studies Association.
Geddes, Andrew
Andrew Geddes é, atualmente, diretor do Migration Policy Centre (MPC). Durante o período de 2014-19, participou num projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, focado nos fatores impulsionadores da governação das migrações globais. Publicações recentes incluem The politics of migration and immigration in Europe, The dynamics of regional migration governance e A rising tide? The salience of immigration and the rise of anti-immigration political parties in western Europe.
Góis, Pedro
Pedro Góis é sociólogo. Atualmente, leciona na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e é investigador no Centro de Estudos Sociais. Publicou vários livros e diversos artigos em Portugal e no estrangeiro sobre migrações internacionais, sociologia da etnicidade e sociologia da identidade. No campo das migrações em Portugal e/ou Europa, publicou sobre emigração portuguesa, cabo-verdiana, ucraniana e brasileira. É membro da Associação Portuguesa de Sociologia, onde co-coordenou, até recentemente, a Secção Temática de Sociologia das Migrações, Etnicidade e Racismo. É membro de várias redes internacionais, nomeadamente a rede IMISCOE, o Consórcio Europeu de Pesquisa Política (ECPR) e a comunidade de revisão por pares do Migration Network Hub da Unidade de Conhecimento e Coordenação do Centro Global de Análise de Dados de Migração (GMDAC).
Gupta, Pamila
Pamila Gupta é doutorada em antropologia pela Universidade de Columbia, EUA. O seu percurso académico incluiu, ao nível de mestrados e licenciaturas, os domínios da antropologia, história, relações internacionais e economia, sempre em universidades norte-americanas. Mudou-se para a África do Sul e atualmente é professora no departamento de antropologia da Universidade de Witwatersrand, e investigadora de pós-doutoramento no Wiser, Wits Institute for Social and Economic Research, na mesma universidade.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades