Instituição: Universidade de Lisboa [centro a definir no fim do ano letivo do programa doutoral em migrações].
Área disciplinar: migrações, antropologia.
Palavras-chave: emigração; emigração de retorno; governamentalidade; redes sociais transfronteiriças e redes sociais transnacionais; fronteira; mobilidades; memória; trajetórias migratórias; associativismo.
Projectos de investigação recentes/em curso:
- Fronteira, (i)mobilidades e redes sociais: trajetórias da emigração trasmontana para França [projeto de doutoramento].
Endereço de correio eletrónico
Observações: João Baía trabalhou entre 2010 e 2013 como bolseiro no projecto de investigação: "Além do fracasso e do Maquiavelismo. A emigração portuguesa irregular para França, 1957-1974" [PTDC/ HIS-HIS/103810/2008] acolhido pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL entre 2010 e 2013. Actualmente é licenciado em Sociologia pela FEUC, mestre em Antropologia pela FCSH-UNL, membro da coordenação da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais, membro da Red Ibero Americana Resistencia y Memoria (RIARM), investigador do projecto internacional "Cooperación transfronteriza y (des)fronterización: actores y discursos geopolíticos transnacionales en la frontera hispano-portuguesa (CSO2012-34677)", investigador do IHC/FCSH-UNL e doutorando do Programa Doutoral em Migrações na Universidade de Lisboa. Em 2012, coordenou o livro, juntamente com Rita Ávila Cachado, "Políticas de habitação e construção informal" e publicou "SAAL e Autoconstrução em Coimbra - Memórias dos moradores do Bairro da Relvinha 1954-1976".