Título: Dinâmicas recentes dos movimentos emigratórios no Noroeste português: o caso dos trabalhadores da construção civil.
Investigadores: João Queirós (investigador responsável), Bruno Monteiro.
Áreas científicas: sociologia.
Centro/Rede de investigação: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Duração: 2010 - 2014 (fim previsto).
Entidade/instrumento de financiamento: DGACCP - Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas/Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Observações: Resumo - Este projeto consiste no desenvolvimento de um estudo sociológico sobre as estratégias de mobilidade profissional, geográfica e social de trabalhadores ligados ao setor da construção civil no Noroeste português. Os seus principais propósitos são: 1. Sistematizar e atualizar conhecimento disponível e recentemente produzido sobre a temática das trajetórias de mobilidade profissional e geográfica no Noroeste português, incluindo emigração e migrações pendulares para Espanha. 2. Avaliar as reconfigurações das trajetórias regionais de mobilidade profissional e geográfica decorrentes da acentuação da crise económica e social posterior a 2008. 3. Documentar, com base numa estratégia de observação etnográfica, entrevistas e análise documental, as modalidades de inserção socioprofissional e as experiências quotidianas laborais e extralaborais de emigrantes em contextos selecionados de países de destino situados na Europa.