FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
A cross-cultural perspective on global migrations in the past millennium
Leo Lucassen
Palestra de Leo Lucassen, professor de história global do trabalho e das migrações e diretor do Instituto Internacional de História Social (IISH), onde é apresentada uma ma perspectiva transcultural das migrações globais no último milénio, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 25 de maio de 2023, em formato online.

Date  May 25, 2023
Duration  1:06:42
Location  Zoom
Organization  Observatório da Emigração

 

Sobre o orador

Leo Lucassen é professor de história global do trabalho e das migrações e diretor do Instituto Internacional de História Social (IISH). Os seus interesses de investigação centram-se, essencialmente, em história global da migração, integração, sistemas de migração, controlos da migração, ciganos e o Estado, formação do Estado e modernidade, e história urbana. Das suas mais recentes publicações destacam-se States, borders and security in global history (Studies in Global Migration History, 2022) e Borders and Mobility Control in and between Empires and Nation-States (Studies in Global Migration History, 2022).

 

Sobre a moderadora

Cláudia Pereira é investigadora e professora no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) da mesma instituição, e coordenadora executiva do Observatório da Emigração (OEm). É doutorada em antropologia, com pós-doutoramento em sociologia. Co-organizou o livro, New and Old Routes of Portuguese Emigration. Uncertain Futures at the Periphery of Europe (aqui). Durante o XXII Governo Constitucional foi Secretária de Estado para a Integração e as Migrações. Os seus interesses de investigação passam pela emigração e imigração, refugiados, populações ciganas, desigualdades e políticas públicas. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades