FR
Início / Iniciativas / Encontros sobre experiências migratórias
Redes digitais e emigração portuguesa em Macau e na Coreia do Sul
Realiza-se no dia 5 de junho, no Auditório Paquete Oliveira, a conferência “Redes digitais e emigração portuguesa em Macau e na Coreia do Sul”, a partir das 14h30. Este evento, integrado nos Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias, organizado pelo CIES-iscte, o CRIA-iscte e o Observatório da Emigração, conta com a intervenção de Sara M. Reis, do CIES-Iscte, e com a moderação de Inês Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

Numa altura, em que as redes digitais, sejam familiares ou profissionais, fazem parte das nossas vidas como ponto de ligação às nossas comunidades, o que sabemos sobre o uso de redes digitais em contexto migratório, isto é, pelas pessoas que emigram? Se a Europa surge nas notícias como o principal destino da emigração portuguesa, o que sabemos sobre a emigração para a Ásia oriental?
Enquanto Macau, está ligado a Portugal por razões históricas, a Coreia do Sul deve a sua atratividade em parte à disseminação da sua cultura através de plataformas streaming (Kdramas, por exemplo) e tem recebido pessoas de todo mundo, nomeadamente portugueses. Neste encontro será apresentado um projeto de pesquisa doutoral em curso que se centra no uso de redes digitais na emigração portuguesa na Coreia do Sul e Macau. De que forma o uso da internet pode reforçar, ou não, o sentimento de pertença nas sociedades de acolhimento? Será́ que redes sociais “ocidentais” e “orientais” se complementam e reforçam ou, pelo contrário, se “canibalizam”, depois da mudança de localização geográfica por parte dos utilizadores? Estas são algumas das questões a abordar neste encontro.

 

Mais informações sobre o evento e sobre os oradores disponível aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades