FR
Início / Iniciativas / Encontros sobre experiências migratórias
Migrações, diversidades e desigualdades na reforma
Realiza-se no dia 30 de março, em formato híbrido, a conferência “Migrações, diversidades e desigualdades na reforma: uma discussão sobre envelhecimento e migrações em Portugal”, a partir das 16h30. Este evento, integrado nos Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias, organizado pelo CIES-iscte, o CRIA-iscte e o Observatório da Emigração, conta com as intervenções de Dora Sampaio, da Universidade de Utrecht, Sónia Pereira, alta-comissária para as migrações, e Maria Lucinda Fonseca, do IGOT e CEG da Universidade de Lisboa, e com a moderação de Liliana Azevedo, do CIES-iscte.

Link Zoom -  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96397556887

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

Este encontro terá como ponto de partida o livro “Migration, Diversity and Inequality in Later Life. Ageing at a Crossroads”, da autoria da investigadora Dora Sampaio (Universidade de Utrecht) e publicado pela editora Palgrave Macmillan. A apresentação deste livro é o pretexto para gerar uma conversa mais alargada sobre questões relacionadas com o envelhecimento demográfico e as dinâmicas migratórias com um enfoque no conhecimento atual e os desafios e oportunidades futuras. A discussão contará com a participação da Professora Maria Lucinda Fonseca (IGOT-CEG-UL) e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira e será moderada pela investigadora Liliana Azevedo (Iscte).

O livro é um estudo comparativo sobre a diversidade de experiências de vida e envelhecimento de três grupos de migrantes mais velhos – emigrantes açorianos que regressaram ao arquipélago, imigrantes de estilo de vida e imigrantes laborais a envelhecer nos Açores. Com base em entrevistas em profundidade e trabalho etnográfico, e em diálogo com debates científicos em torno do nexo envelhecimento e migrações, o livro explora as motivações, experiências e aspirações futuras de diferentes grupos de migrantes mais velhos, unidos no desejo comum de viver uma ‘boa vida’, mas com recursos desiguais para poder alcançá-lo.  

 

Mais informações sobre o evento e sobre os oradores disponível aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades