FR
Início / Multimédia / Webinares/Palestras
Emigration and immigration in Portugal
João Carvalho
Palestra de João Carvalho, investigador da Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte), onde é analisada a emigração e imigração portuguesas, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 17 de janeiro de 2023, em formato online.

Data  17 de janeiro de 2023
Duração  52:40
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por João Carvalho, é realizada uma análise à emigração e imigração em Portugal, nomeadamente através do estudo das quatro vagas de emigração portuguesa, das três vagas de imigração para Portugal, e política e politização da imigração.

 

Sobre o orador

João Carvalho é investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, onde desenvolve, atualmente, o projeto de investigação The politics of international migration in Western Europe, Reconstruir a solidariedade numa era de dualização do emprego, e Impacto dos partidos de extrema direita na política de imigração. Foi professor no departamento de ciência política do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa entre 2015 e 2018. Os seus interesses de investigação incidem sobre questões de política comparada, política das migrações internacionais, partidos políticos, e partidos de extrema-direita em particular. Entre as suas publicações destaca-se a sua tese de doutoramento Impact of extreme Right Parties on Immigration Policy. Comparing Britain, France and Italy, publicada pela Routledge em 2014 e 2016.

 

Sobre a moderadora

Cecília Menduni Luís

é bolseira de investigação no Centro em Rede de Investigação em Antropologia do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação passam pelos estudos culturais, multiculturalismo, estudos de género, antropologia social, etnografia, antropologia social e cultural, diversidade cultural, etnicidade, estudos transculturais e exclusão social, incidindo, atualmente, em questões relacionadas com imigração, integração e políticas públicas.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades