FR
Início / Multimédia / Webinares/Palestras
Migrações portuguesas para a América do Sul e cidadania
Beatriz Padilla e Thais França
Palestra de Beatriz Padilla, diretora do Instituto para o Estudo da América Latina, Caraíbas e Latinos nos EUA (ISLAC), da Universidade do Sul da Flórida, e de Thais França, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, onde são analisadas as migrações portuguesas para a América do Sul depois da II Guerrra Mundial, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 8 de novembro de 2022, em formato online.

Data  8 de novembro de 2022
Duração  42:19
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Sobre as oradoras

Beatriz Padilla é doutorada e mestre em sociologia pela Universidade de Illinois, mestrado em assuntos públicos pela Universidade do Texas, e licenciada em ciências política e administração pública pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina. Atualmente é diretora do Instituto para o Estudo da América Latina, Caraíbas e Latinos nos EUA (ISLAC), da Universidade do Sul da Flórida, onde dá aulas, e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. As suas linhas de investigação passam pela migração, a diversidade, o género, a saúde, as desigualdades e as políticas públicas. Recentemente, co-editou o livro Migrações Internacionais e Políticas Públicas em Portugal (Mundo Social, 2018), e Género e mobilidades no tempo presente (Todapalavra, 2021).

Thais França é doutorada em sociologia pela Universidade de Coimbra, mestre em trabalho, psicologia organizacional e pessoal (WOP-P) pela Universidade de Bolonha, e licenciada em psicologia, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, investigadora visitante do Instituto Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires e do Instituto de Altos Estudios Sociales, da Universidade de San Martin na Argentina, e membro do grupo de expert da Comissão Europeaia sobre o impacto da pandemia da covid-19 na igualdade de género na União Europeia. Os seus interesses de investigação estão ligados a estudos feministas e de gênero, estudos migratórios, estudos pós-coloniais, mercado de trabalho, globalização, internacionalização do ensino superior e mobilidade internacional acadêmica e estudantil.

 

Sobre o moderador

Rui Pena Pires é professor no Iscte, Insituto Universitário de Lisboa, onde completou a licenciatura, mestrado e doutoramento em sociologia, e onde integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É coordenador científico do Observatório da Emigração desde 2009. Anteriormente, foi diretor do departamento de sociologia e pró-reitor do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. De 2007 a 2010 foi membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia. Os seus interesses de investigação incluem as teorias sociológicas, as migrações internacionais e a sociologia do desenvolvimento. É autor de várias publicações, entre as quais, o livro Migrações e Integração: Teoria e Aplicações à Sociedade Portuguesa (Celta 2003).

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades