FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Migração portuguesa para Angola e migração angolana para Portugal
Asaf Augusto
Palestra de Asaf Augusto, investigador da Universidade de Bayreuth, onde é analisada a migração portuguesa para Angola e a migração angolana para Portugal, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 26 de setembro de 2022, em formato online.

Data  26 de setembro de 2022
Duração  29:37
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Asaf Augusto, é analisado o movimento migratório de Portugal para Angola e de Angola para Portugal, numa perspetiva de migração Sul-Norte. São igualmente abordados conceitos como luso-tropicalismo e colonialidade.

 

Sobre o orador

Asaf Augusto é mestre em teologia sistemática e histórica pela North West University-Potchefstroom, na África do Sul, e doutorado em geografia humana, com especialização em estudos de imigração, pela Bayreuth University. Encontra-se atualmente a realizar um pós-doutoramento onde compara a emigração portuguesa para Angola desde a crise económica de 2008 com a imigração Angolana para Portugal desde a crise da baixa do petróleo em 2014-2015. O seu trabalho tem-se focado essencialmente na dinâmica migratória de Norte para Sul e na intersecção do passado com o presente.

 

Sobre a moderadora

Sofia Gaspar é professora no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, onde integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É doutorada em sociologia pela Universidade Complutense de Madrid e, nos últimos anos, coordenou vários projetos sobre casais binacionais, famílias transnacionais e imigrantes chineses em Portugal. É membro da equipa coordenadora da secção temática Migrações, Etnicidade e Racismo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), e coorganizadora dos eventos bimestrais Encontros de Estudos sobre a China e Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, ambos realizados no CIES-Iscte. Os seus interesses atuais de investigação centram-se, entre outros, nas migrações privilegiadas, mobilidade por investimento, integração social dos descendentes de imigrantes, em especial na comunidade chinesa em Portugal e na Europa.

 

[Por Asaf Augusto]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades