FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Through the looking-glass of the EU's readmission system
Jean-Pierre Cassarino
Palestra de Jean-Pierre Cassarino, professor na Universidade de Tuscia e na College of Europe, e investigador do Instituto de Investigação do Magrebe Contemporâneo (IRMC), sediado em Tunes, onde é analisado o sistema de readmissão da União Europeia, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 2 de junho de 2022, em formato online.

Data  2 de junho de 2022
Duração  49:32
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Jean-Pierre Cassarino, é analisado o sistema de readmissão da União Europeia fazendo uma primeira abordagem sobre o conhecimento desenvolvido nesta área até à atualidade, seguindo-se as lições retiradas pelas autoridades europeias no que concerne a cooperação no sistema de readmissão. É também abordado o conceito do paradoxo da centralidade periférica e apresentadas as três funções do sistema de readmissão da UE, nomeadamente a coerção, a regulação e a legitimação.   

 

Sobre o orador

Jean-Pierre Cassarino é professor de governação migratória e cooperação internacional sobre a gestão das migrações na College of Europe, e investigador no Instituto de Investigação do Magrebe Contemporâneo (IRMC), sediado em Tunes. Doutorou-se em 1998 em ciências sociais e políticas pelo Instituto Universitário Europeu, tendo anteriormente estudado ciência política no Institut d'Etudes Politiques em Aix-en-Provence onde se especializou na região do Médio Oriente e Norte de África (MENA). É também membro do comité científico do Laboratório de Estudos Críticos sobre Migrações Forçadas da Universidade de Milão e um dos coordenadores do cluster de investigação “Dimensão externa das políticas de migração e asilo da EU” na Academia de Direito e Migrações (ADiM). As suas publicações e principais interesses de investigação centram-se na expansão de sistemas reguladores internacionais e padrões de cooperação bilateral/regional, e na difusão e internalização de normas e práticas relativas à governação da migração internacional, especialmente com referência ao MENA e aos países africanos.

 

Sobre a moderadora

Cláudia Pereira é professora no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) da mesma instituição, e coordenadora executiva do Observatório da Emigração (OEm). É doutorada em antropologia, com pós-doutoramento em sociologia, do qual resultou o livro Vidas Partidas. Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro (2015). Durante o XXII Governo Constitucional foi secretária de estado para a integração e as migrações. Os seus interesses de investigação passam pela emigração e imigração, refugiados, populações ciganas, desigualdades e políticas públicas. 

 

[Por Jean-Pierre Cassarino]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades