FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / A‐D
A casa do emigrante «brasileiro» na construção do ideal na arquitetura
2022-03-30
Dissertação de mestrado de António José Sequeira Afonso de Deus em arquitetura, apresentada à Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade do Porto, em 2011, sobre o impacto do emigrante luso-brasileiro na transição na Casa, entre 1890 a 1910, sob orientação de Francisco António Ribeiro da Costa.

Título  A casa do emigrante «brasileiro» na construção do ideal na arquitectura. O caso paradigmático da Arquitetura da «Casa de Brasileiro», construída na transição do século XIX para o século XX, na evolução do programa da casa e dos seus significados. Estudo de caso aplicado ao Município de Oliveira de Azeméis
Autor  António José Sequeira Afonso de Deus
Orientador  Francisco António Ribeiro da Costa
Ano  2011
Institutição  Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, Universidade do Porto
Grau  Mestrado
Área  Arquitetura
Palavras-chave  Arquitetura, emigração, habitação unifamiliar
URI  http://hdl.handle.net/10437/10310

 

Resumo 

O presente estudo desenvolve uma pesquisa sobre as transformações que se verificam na Casa, na moradia Unifamiliar, construída pela ação do emigrante luso-brasileiro na transição do século XIX para o século XX, concretamente no período que decorre entre 1890 a 1910. No período objeto de estudo verifica-se a construção de inúmeras casas, sobretudo nos lugares que tiveram um êxodo expressivo de emigração, dirigida ao Brasil, operando-se uma transformação na paisagem das vilas e cidades do Noroeste Peninsular, situação que caracteriza algumas das antigas vilas na atualidade, algumas com o estatuto de cidades. É o caso da vila de Oliveira de Azeméis, sede administrativa de um concelho marcado por um êxodo marcado pela emigração, estando patente nas «marcas do retorno», nas casas e nalgumas indústrias, que os emigrantes constroem após o regresso. Para o presente estudo, que se desenvolve com base numa amostra, suportada por um trabalho de levantamento realizado na autarquia, procura-se identificar a existência de elementos constantes associados ao processo de construção das casas de emigrantes «brasileiros», que variam em função dos períodos de saída, e consequente retorno, revelando as variações dentro dos temas que se projetam para a Arquitetura das casas, condição que será comum a outros períodos, como é o caso da emigração dirigida para França, para o norte da Europa, de uma maneira geral, em meados do século XX. Nos renovados gestos relacionados com o habitar o emigrante amplia o significado expresso no edifício, particularmente na organização do espaço, e no significado expresso na imagem conferindo à casa um ideal concreto, de materialização dos sucessos alcançados. Enquanto ensaio, o presente estudo formula a hipótese da «casa de brasileiro» introduzir uma inovação / valorização, redefinindo o significado de objeto arquitetónico, o que corresponde a uma evolução do programa da habitação unifamiliar no contexto nacional, permitindo comparar com a realidade existente noutros países europeus, sobretudo no que concerne à influência da estética em curso, a Arte-Nova. O preconceito inerente ao estatuto de emigrante, para além de participarem distintos elementos da sociedade nas sucessivas vagas de emigração, de diferentes estratos sociais, e provenientes de diversos locais, principalmente do Norte de Portugal, dificulta a leitura do enquadramento histórico/sociológico. No contexto da cultura arquitetónica portuguesa, na vertente da História da Arquitetura, e do Urbanismo, importa aclarar a validade, a originalidade das casas edificadas pelos emigrantes luso-brasileiros, algo que se propõe realizar com o presente estudo, através da formulação de um modelo de «Casa de Brasileiro».

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades