Título Mobilidade social, identidade e valores. O regresso de emigrantes no Minho
Autor Magna Daniela Coelho Azevedo
Orientador Rita Ribeiro
Ano 2010
Institutição Universidade do Minho
Grau Mestrado
Área Sociologia com especialização em políticas comunitárias e cooperação territorial
URI http://hdl.handle.net/1822/41745
Resumo
O trabalho aqui apresentado integra-se no curso de mestrado interuniversitário e internacional em políticas comunitárias e cooperação territorial, do departamento de sociologia do Instituto de Ciências Sociais e da secção de ciência política e relações internacionais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Esta investigação vem no seguimento de um percurso iniciado com a minha participação, por razões laborais, no Gabinete de Apoio ao Emigrante de Amares. A dissertação que se apresenta constituiu uma abordagem à questão da emigração portuguesa, desde os anos 60 do século XX, para a Europa, procurando compreender de que forma a experiência migratória influencia as representações da mobilidade social, a identidade e os valores dos emigrantes no momento em que regressam à sua terra de origem, neste caso, o Minho. A tese está organizada em duas partes distribuídas por três capítulos. Na primeira parte deste trabalho esboçam-se enfoques teóricos, através de uma revisão bibliográfica, de forma a construir um quadro conceptual em torno do objeto de estudo, centrado na temática da emigração. Na segunda parte integram-se os desenvolvimentos metodológicos e empíricos, em que o estudo assumiu a sua centralidade. No primeiro capítulo, são discutidos conceitos fundamentais como uma abordagem histórica, económica e política acerca da emigração para a Europa, após os anos 60 do século XX: mobilidade social; identidade cultural e identidade individual; valores; família e emigração no Minho; comunidades portuguesas; nova língua, nova cultura, novos desafios de cidadania e, o regresso dos emigrantes (no Minho). O segundo capítulo consiste na explanação das coordenadas metodológicas a que se recorreu para a materialização do estudo e a justificação da sua escolha. Finalmente o terceiro capítulo é dedicado às perspetivas dos atores, partindo de uma análise da dialógica entre a abordagem teórica e o contexto empírico do estudo. Termino o trabalho com a apresentação das principais conclusões, em articulação com os enfoques teóricos e empíricos, de maneira a sistematizar os padrões que emergem dos discursos produzidos pelos entrevistados.