FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / I‐L
Que futuro com o Brexit?
2022-03-30
Dissertação de mestrado de Beatriz de Pinho Leite em economia e gestão internacional, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 2021, sobre os efeitos do Brexit na emigração portuguesa para o Reino Unido, sob orientação de Maria da Conceição Pereira Ramos.

Título  Migração portuguesa no Reino Unido. Que futuro com o Brexit?
Autor  Beatriz de Pinho Leite
Orientador  Maria da Conceição Pereira Ramos
Ano  2021
Instituição  Faculdade de Economia, Universidade do Porto
Grau  Mestrado
Área  Economia e gestão internacional
Palavras-chave  Migração internacional, Brexit, impulsionadores migratórios, migração laboral, identidade, Reino Unido e União Europeia
URI  https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/138170

 

Resumo 

O período transitório de desintegração do Reino Unido da União Europeia terminou no passado dia 31 de dezembro de 2020, significando que a liberdade existente relativa à circulação de cidadãos da UE no território em causa deixou de existir. Consequentemente, as dinâmicas e possibilidades migratórias no Reino Unido sofrem alterações. O presente estudo analisa o futuro da migração portuguesa no Reino Unido, em particular as intenções migratórias dos residentes já lá estabelecidos, perante as expectáveis alterações de estatuto do imigrante. Os estudos do caso português realizados até então foram concretizados em períodos anteriores à efetivação do Brexit, pelo que a presente investigação pretende atualizar o corpo de conhecimento existente neste âmbito. Através da disseminação de um inquérito por questionário online, o qual foi respondido por 502 migrantes portugueses no Reino Unido, obtiveram-se resultados indicativos do impacto pouco ou nada significativo do Brexit nas suas intenções migratórias futuras.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades