FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / Q‐S
O ensino do português em França
2015-09-15
Dissertação de mestrado de Adelino Oliveira de Sousa em português língua não materna, apresentada à Universidade Aberta, em 2014, sobre as políticas de ensino da língua para as associações portuguesas, utilizando como estudo de caso França, sob orientação de Ricardo Salomão.

Título  O ensino do português em França. Que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?
Autor  Adelino Oliveira de Sousa
Orientador  Ricardo Salomão
Ano  2014
Institutição  Universidade Aberta
Grau  Mestrado
Área  Português língua não materna
Palavras-chave  Ensino de línguas, língua portuguesa, segunda língua, emigração portuguesa, associativismo de emigrantes, política de língua, França
URI  http://hdl.handle.net/10400.2/3233

 

Resumo 

Este estudo pretende contribuir para uma política de difusão do ensino do português em parceria com a rede associativa da comunidade portuguesa em França. Começa por definir os conceitos de política de língua e de diversidade linguística, para depois abordar algumas das características sociolinguísticas desta comunidade e da sua rede associativa. Procede à análise dum corpus constituído pelas respostas de 42 dirigentes associativos para descrever a maneira como estas associações contribuem ou não para a promoção da língua portuguesa em França. Apresenta também uma análise estatística da situação atual do ensino do português. Termina fazendo algumas sugestões a implementar na rede associativa, para uma integração mais ampla do português nos currículos escolares franceses, nomeadamente através da difusão de informação que dê uma imagem positiva e moderna da língua, mostrando as vantagens de aprender português aos pais, às escolas e ao conjunto da opinião pública francesa.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades