FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / M‐P
Identidade cultural na (e em) rede
2000-04-01
Dissertação de mestrado de Maria Carolina da Cunha Pinto em relações interculturais, apresentada à Universidade Aberta, em 2017, sobre o Facebook como espaço de revivificação e afirmação da identidade cultural dos jovens migrantes portugueses na Suíça, sob orientação de José da Silva Ribeiro.

Título  Identidade cultural na (e em) rede. As redes sociais digitais (Facebook) como espaço de revivificação e afirmação da identidade cultural dos jovens migrantes portugueses, na Suíça
Autor  Maria Carolina da Cunha Pinto
Orientador  José da Silva Ribeiro
Ano  2017
Institutição  Universidade Aberta
Grau  Mestrado
Área  Relações interculturais
Palavras-chave  Redes sociais, Facebook, identidade cultural, emigração portuguesa, juventude, antropologia visual, Suíca, internet
URI  http://hdl.handle.net/10400.2/6549

 

Resumo 

A presente dissertação gravita em torno da tríade teórica juventude migrante, identidade cultural e redes sociais digitais e propõe, em primeiro lugar, cartografar os usos sociais e culturais das tecnologias digitais - Internet - a partir da experiência da emigração, e em segundo lugar, compreender a importância e/ou o papel das redes sociais digitais na identidade cultural dos jovens portugueses migrantes na Suíça. O Facebook constitui o locus da pesquisa empírica, a partir do qual, é construído um percurso metodológico aberto, flexível e de matriz etnográfica aplicada ao ambiente virtual. Face às singularidades e ao hibridismo do locus, faz-se o exercício de articular diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados tais como: o inquérito por questionário digital aplicado nos grupos diaspóricos portugueses no Facebook, a observação participante nas cronologias e perfis dos jovens migrantes portugueses que integram a amostra do questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas em linha aos administradores dos grupos diaspóricos observados. Os resultados obtidos revelam que os jovens migrantes portugueses se encontram imersos num estilo de vida digital, no qual as tecnologias assumem não só um papel central nas suas vidas enquanto meio de comunicação, de contacto e de socialização inter pares como também constitui uma ferramenta indispensável em situação de emigração. De uma panóplia de redes sociais referenciadas, o Facebook, é inequivocamente a rede social privilegiada pelos jovens migrantes portugueses para o contacto com familiares e amigos em Portugal. Para além da componente social, comunicacional e interacional da rede social em estudo, identifica-se uma forte componente cultural observada quer nos grupos diaspóricos vocacionados para a comunidade migrante portuguesa na Suíça quer nos perfis ou cronologias dos jovens migrantes. Os grupos diaspóricos, dos quais os jovens migrantes são membros, possuem um papel relevante não só como veículo de comunicação e divulgação de eventos e festas culturais portuguesas, como também parecem ser responsáveis pela intensificação do contacto entre os jovens migrantes portugueses em offline. Por fim, enquanto “rede cultural”, o Facebook, assume-se um espaço simbólico e nostálgico, gerador de pertenças e de identidade cultural, contribuindo para a revivificação da língua e da cultura portuguesas.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades