FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / M‐P
A emigração do norte de Portugal para o Brasil
2022-03-29
Dissertação de mestrado de Joana Pires Moreira Lopes Martins em relações internacionais, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, em 2012, sobre a emigração do norte de Portugal para o Brasil entre 1876 e 1879, sob orientação de Fernando Alberto Pereira de Sousa.

Título  A emigração do norte de Portugal para o Brasil entre 1876 e 1879
Autor  Joana Pires Moreira Lopes Martins
Orientador  Fernando Alberto Pereira de Sousa
Ano  2012
Institutição  Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto
Grau  Mestrado
Área  Relações internacionais
Palavras-chave  Relações internacionais, emigração Portugal-Brasil, emigração portuguesa, norte de Portugal-Brasil, século 19, migração internacional, políticas migratórias
URI  http://hdl.handle.net/11067/2879

 

Resumo 

As migrações constituem um dos fenómenos mais importantes das Relações Internacionais, sendo de relevar no caso de Portugal, o Brasil, país que constitui o destino de referência da emigração portuguesa, no século XIX e primeira metade do século XX, e cujas repercussões ainda hoje se fazem sentir. Elegemos, assim, como objeto de estudo deste trabalho, a análise e caracterização da emigração do Norte de Portugal para o Brasil nos anos de 1876 a 1879, através do levantamento, tratamento e análise dos elementos recolhidos nos livros de registo de passaportes do Governo Civil do Porto que integram o acervo documental do Arquivo Distrital do Porto. Utilizando métodos estatísticos de interpretação dos elementos obtidos pela análise dos registos de passaportes do Governo Civil do Porto, conseguimos delinear um perfil do emigrante do norte de Portugal para o Brasil, dando conta do volume total dos efetivos migratórios no período de 1876-1879, e da sua relevância no contexto nacional da emigração. Procedemos ainda à sua distribuição por género, por estado civil, por grupos etários, por naturalidade, pela classificação socioprofissional e pelos agrupamentos familiares ou profissionais, e por destino. Neste sentido, o trabalho agora apresentado tem como objetivo fundamental, esclarecer não só as condicionantes endógenas e exógenas que contribuíram para a emigração portuguesa neste período, como também traçar um perfil genérico do emigrante do Norte de Portugal e das suas motivações, no período em análise.

 

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades