Título A emigração qualificada, o novo paradigma económico da emigração portuguesa. O caso dos estudantes da Universidade do Algarve
Autor Cláudia Sousa Sequeira
Orientadores Eugénia Maria Dores Maia Ferreira e Juan Pablo Rodrigues Correia
Ano 2017
Institutição Faculdade de Economia, Universidade do Algarve
Grau Mestrado
Área Gestão empresarial
Palavras-chave Emigração qualificada, jovens, crise, desemprego, Algarve
URI http://hdl.handle.net/10400.1/10242
Resumo
Portugal sempre tem sido um país de emigrantes, no entanto, nos últimos anos este fenómeno voltou a atingir dimensões consideráveis, ostentando agora características diferentes dos ciclos anteriores. Esta nova vaga surge como consequência da crise económica que atingiu o país e que se refletiu nos números do desemprego que afeta principalmente os mais jovens, que procuram o primeiro emprego levando a uma saída em massa de jovens qualificados, estando o Reino Unido e o norte da europa no topo das preferências. Justifica-se, assim, realizar um estudo que permita compreender de que forma é afetada a realidade empresarial da região, por consequência deste fenómeno migratório, no que diz respeito às decisões de gestão que é necessário efetuar e como se prevê que venham a afetar a realidade do tecido empresarial da região. O presente estudo é do tipo quantitativo, exploratório e descritivo, de cariz transversal e tem como objetivos a análise da emigração qualificada nas camadas mais jovens e o estudo das necessidades de recrutamento da região. Realizou-se um questionário aos alunos da UAlg, podendo constatar-se que a maioria dos jovens considera emigrar, motivados pelo espírito de aventura, pela perspetiva de obter melhores condições de segurança e pelo desejo de ter uma vida com mais equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Esta investigação assume particular relevância, na medida em que poderá representar um contributo, com vista à implementação de estratégias para reaproveitamento dos recursos humanos pelas empresas ou ainda uma reanálise da oferta formativa tendo em vista as necessidades do mercado.