FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Can we de-colonise ‘migration’?
Bridget Anderson
Palestra de Bridget Anderson, professora na Universidade de Bristol, e diretora do instituto de investigação Migration Mobilities Bristol (MMB), onde são exploradas questões relacionadas com a descolonização das migrações, da sua compreensão e das suas metodologias de investigação, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 29 de outubro de 2021, em formato online.

Data  29 de outubro de 2021
Duração  47:48
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Bridget Anderson, são questionados diversos conceitos, entre eles a própria migração e o migrante, sendo também abordada a influência que a visão ‘problemática’ da migração por parte dos governos nacionais, coloca aos estudiosos da migração, tanto no que respeita a desafios éticos como epistemológicos. É igualmente explorada a forma como o como o migrante é uma construção normativa, e a forma como as fronteiras criam relações sociais, políticas e económicas.

 

Sobre a oradora

Bridget Anderson é professora de mobilidade migratória e cidadania na Universidade de Bristol, e diretora do instituto de investigação Migration Mobilities Bristol (MMB), tendo sido anteriormente diretora de investigação no Centre on Migration, Policy and Society (COMPAS). O seu trabalho explora as relações entre migrações, raça e nação, historicamente e no mundo contemporâneo, com particular ênfase na precariedade, flexibilidades do mercado de trabalho e direitos de cidadania. Bridget Anderson é autora de Us and them? The dangerous politics of immigration controls (Oxford University Press, 2013) e Doing the dirty work? The global politics of domestic labour (Zed Books, 2000).

 

Sobre o moderador

Jorge Malheiros é geógrafo, investigador no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), onde também é professor associado, lecionando disciplinas no domínio da teoria e metodologias da geografia, da geografia social, das migrações e da geopolítica.  Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, com destaque para a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais. Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projetos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação, sendo membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI–OCDE.

[Por Bridget Anderson]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades