FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
International mobility and emerging lovescapes: human migration as an intimate experience
Giuseppe Sciortino
Palestra de Giuseppe Sciortino, professor de Sociologia na Universidade de Trento, Itália, com enfoque numa revisão crítica do conhecimento existente sobre as formas como a mobilidade está entrelaçada com mudanças nas práticas sexuais, crenças e discursos, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 21 de setembro de 2021, em formato online.

Data  21 de setembro de 2021
Duração  01:05:37
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Giuseppe Sciortino, é abordada a questão de o estudo da mudança sexual ser uma forma de explorar algumas das principais questões dentro do campo dos estudos sobre migração, concluindo que as vidas eróticas dos migrantes (e nativos) representam um maravilhoso “material de investigação estratégica”.

 

Sobre o orador

Giuseppe Sciortino é professor de sociologia na Universidade de Trento, Itália. A sua atividade de ensino e investigação desdobra-se pela teoria sociológica, sociologia cultural, migrações internacionais, sociologia do desenvolvimento e sociologia da sexualidade. Recentemente, coordenou The cultural trauma of decolonization (com Ron Eyerman) e Populism in the civil sphere (com Jeffrey C. Alexander e Peter Kivisto), e publicou, entre outros, Rebus immigrazione e Great minds: encounters with social theory (com Gianfranco Poggi; Sciortino).

 

Sobre o moderador

João Peixoto é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CSG) da mesma instituição. Licenciou-se em sociologia pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, e obteve o doutoramento em sociologia económica e das organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de investigação incidem sobre as migrações internacionais, demografia e sociologia económica. É autor de vários livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

[Por Giuseppe Sciortino]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades