FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Suspended globalization: human migration and mobility after the 2020 pandemic
Alan Gamlen
Palestra de Alan Gamlen, professor na Monash University, com enfoque nas consequências da pandemia do Coronavírus na migração e mobilidade humana, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 29 de abril de 2021, em formato online.

Data  29 de abril de 2021
Duração  50:45
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Alan Gamlen, são apresentadas dez questões-chave para orientar a investigação sobre migração e mobilidade na sequência da pandemia de 2020. Depois de um período pós Segunda Guerra Mundial, em que os movimentos populacionais globais se tornaram mais extensos, complexos e centrais para as transformações sociais, a crise financeira global, e agora a pandemia do Coronavírus, levaram a um bloqueio quase total da mobilidade humana e da migração, levantando a questão da aproximação do fim da “era de migração”. 

 

Sobre o orador

Alan Gamlen é professor de geografia na Universidade de Monash, em Melbourne, e investigador no Centro de Migração, Política e Sociedade da Universidade de Oxford. Foi diretor do Centro de Investigação sobre População e Migração da Austrália. É autor de Human geopolitics: states, emigrants and the rise of diaspora institutions (Oxford University Press, 2019), livro vencedor do Distinguished Book Award for Best Book on Ethnicity and Migration, da International Studies Association. 

 

Sobre a moderadora

Joana Azevedo é professora no Iscte, Instuto Universitário de Lisboa, onde integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Émembro da equipa do Observatório da Emigração, e foi cofundadora de rede de investigadores de migrações, Rede Migra. Doutorou-se em teoria e investigação social pela Universita degli Studi di Roma «La Sapienza» e licenciou-se em sociologia pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre a sociologia das migrações, imigração e emigração portuguesa, migrações qualificadas, participação política e políticas migratórias.

[Por Alan Gamlen]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades