Data 15 de abril de 2021
Duração 01:30:04
Local Zoom
Organização Observatório da Emigração
Neste webminar é apresentado o mais recente artigo elaborado pelo Observatório da Emigração que explora a evolução da emigração portuguesa no século XXI, identificando os episódios e mecanismos que a explicam, o patamar em que Portugal se encontra em termos migratórios, e as questões metodológicas que se levantam aquando do seu estudo. Segue-se um debate com Rui Pena Pires, do Observatório da Emigração, José Carlos Marques, do Instituto Politécnico de Leiria, Jorge Malheiros, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, e Lígia Ferro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Sobre os oradores
Lígia Ferro é professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Licenciou-se em sociologia na Universidade do Porto, e obteve o título de Doutoramento Europeu pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Faz, atualmente, parte da Comissão Coordenadora e do Conselho Científico do Observatório da Emigração enquanto representante do Instituto de Sociologia (IS-UP), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL-UP). É autora e editora de várias publicações, de entre as quais os livros Moving Cities: Contested Views on Urban Life, Da Rua para o Mundo. Etnografia Urbana Comparada do Graffiti e do Parkour e O Trabalho da Arte e a Arte do Trabalho: Circuitos Criativos de Artistas Imigrantes em Portugal. Os seus interesses de investigação incluem vários temas e objetos da sociologia através de uma abordagem etnográfica.
Jorge Malheiros é geógrafo, investigador no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), onde também é professor associado, lecionando disciplinas no domínio da teoria e metodologias da geografia, da geografia social, das migrações e da geopolítica. Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, com destaque para a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais. Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projetos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação, sendo membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI–OCDE.
José Carlos Marques é professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria). Integra, atualmente, o Conselho Científico do Observatório da Emigração. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a migração internacional, as políticas migratórias, os fluxos migratórios portugueses, a integração dos imigrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, a migração altamente qualificada e a inserção dos imigrantes na sociedade portuguesa. Os seus projetos mais recentes têm estudado os atuais fluxos de emigração portugueses, as práticas de discriminação no mercado de trabalho, e as práticas e políticas de vinculação dos emigrantes.
Rui Pena Pires é professor no Iscte, Insituto Universitário de Lisboa, onde completou a licenciatura, mestrado e doutoramento em sociologia, e onde integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É coordenador científico do Observatório da Emigração desde 2009. Anteriormente, foi diretor do departamento de sociologia e pró-reitor do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. De 2007 a 2010 foi membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia. Os seus interesses de investigação incluem as teorias sociológicas, as migrações internacionais e a sociologia do desenvolvimento. É autor de várias publicações, entre as quais, o livro Migrações e Integração: Teoria e Aplicações à Sociedade Portuguesa (Celta 2003).
Sobre a moderadora
Joana Azevedo é professora no Iscte, Instuto Universitário de Lisboa, onde integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Émembro da equipa do Observatório da Emigração, e foi cofundadora de rede de investigadores de migrações, Rede Migra. Doutorou-se em teoria e investigação social pela Universita degli Studi di Roma «La Sapienza» e licenciou-se em sociologia pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre a sociologia das migrações, imigração e emigração portuguesa, migrações qualificadas, participação política e políticas migratórias.